segunda-feira, 29 de junho de 2009

A CHAMA DAS PALAVRAS



AREIA DOURADA

Tudo é permitido
quando se carrega no bolso
um punhado de areia dourada:
o encontro de peixes e pássaros.

Na ciranda da vida
passe adiante o anel,
a chama das palavras
e dance ao som da Via Láctea.

A Terra gira no céu,
somos todos bailarinos.

Residência no Ar, ed. Paulus



Querida Roseana:
Não consigo colocar o cometário lá no seu blog! Será que você consegue postar para mim? Beijos, Paulo

Querida Roseana, como sempre, você faz com que a delicadeza vença qualquer barreira. tenho muito orgulho de ser seu amigo. Um imenso beijo, um beijo no Juan da minha parte. Paulo Coelho.

No dia 26, sexta-feira passada, o jornal El País pediu ao meu marido, Juan Arias, correspondente do jornal, que localizasse Arash, o médico iraniano que foi salvo pelo Paulo Coelho. Juan escreveu para a mulher do Paulo, Cristina, para que ajudasse. Escreveu para o Paulo. Ele respondeu imediatamente e passou o telefone e o e-mail do médico que já estava em Londres com a esposa e o filho. No dia seguinte, o jornal pedia uma entrevista com o Paulo Coelho, pois o seu gesto comoveu o mundo. Novamente Juan escreveu para o Paulo. Ele retornou: "me telefone agora" . Conversaram e Juan enviou as perguntas por e-mail. Na entrevista Juan perguntou ao Paulo se ele não teve medo de ajudar. O que eu adoro no Paulo é a sua sinceridade, como não esconde a sua fragilidade humana que é a de todos nós. Ele respondeu que sim, teve medo, mas tinha que salvar o seu amigo. E quando ele, Paulo, falou com a esposa de Arash e perguntou se ela estava com medo, ela disse : sabemos que a liberdade tem um preço.
Na entrevista Paulo mostrou a sua preocupação com o amigo: seu visto venceria dentro de um mês e ele não estava conseguindo renovar o visto, isso sim seria um problema gravíssimo.
Pois bem, depois da entrevista publicada soubemos que três países já haviam se oferecido para dar um visto ao médico e sua família. A entrevista é realmente emocionante e quem quiser pode ler no El País digital de domingo, buscando em Internacional: http://www.elpais.es/
Pedi ao Paulo que lesse a minha crônica De Mãos Estendidas aqui no blog e ele respondeu no e-mail que reproduzi acima, pois por algum problema não conseguiu postar um comentário.
Vivemos um momento privilegiado. Paulo viu a imagem do seu amigo tentando salvar Neda, a mártir iraniana, através de um video feito com um celular postado no youtube. Assim pode salvá-lo pois a polícia já estava tentando prendê-lo. Muitas pessoas de muitos países leram a entrevista do El País e o médico já terá o seu visto. A chama das palavras está acesa . Não se pode amordaçar um ser humano quando carrega no bolso um punhado de areia dourada.

Um comentário:

  1. Mãe, que lindo. Que coisa, ontem mesmo esavamos falando sobre essa velocidade no trafego das informações. Beijos e um bom dia.

    ResponderExcluir