quarta-feira, 24 de junho de 2009

ITAPERUNA



RECEITA DE OLHAR

nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol

faça do seu olhar imensa caravela

Receitas de olhar, ed. F.T.D


O Colégio Estadual Luiz ferraz em Itaperuna, durante 9 anos realizou um belíssimo projeto de poesia: CIDADE QUE AMANHECE POESIA. Depois de um ano lendo diversos poetas, os alunos saiam para as ruas e diziam poemas para as pessoas. Este ano decidiram me homenagear com o projeto PALAVRAS MÁGICAS DE ROSEANA MURRAY, leram meus livros, reviraram minha vida de cabeça para baixo! Eu iria a Itaperuna no dia 26. Ontem, Miraécia me telefonou e disse: você sabe que são cinco horas e meia de viagem? Eu achava que era logo ali, mas não era. Minha coluna operada e a prótese no quadril tornam as viagens longas muito difíceis e há uma briga imensa entre meu corpo e minha alma. Eu sempre quero ir e meu corpo fica no meio do caminho, doendo e atrapalhando!!! Peço desculpas a todos da escola pela minha ausência. Sei que e dificil me desculpar... Fiz um pacote de 21 livros autografados e coloquei ontem no correio. Pedi que sorteassem 3 livros. Quero dizer que eu não vou mas meu coração já está aí com vocês , pois me apaixonei por este projeto tão lindo, ir para as ruas falar poesia para as pessoas... Sugiro a todas as escolas que copiem o Colégio Estadual Luiz Ferraz em Itaperuna, que saiam pelas ruas recitando Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Drummond... As ruas ficariam muito mais sonoras e belas.

7 comentários:

  1. Oi,meu nome é kyvia moro em um distrito de Itaperuna .
    estudo no Colégio Estadual José Garsia de Freitas em Retiro do Muriaé.Nós aqui estamos fazemdo um trabalho sobre suas lindas poesias.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Retiro,distrito de Itaperuna-Rj,sou do Colégio José Garcia de Freitas, estou cursando o 1ºano do ensino
    médio,gostei de seu trabalho e obra.
    Sou aluno de Ilsete Rezende

    ResponderExcluir
  3. Li o que você disse sobre o lugar perto de onde moro. Mas dá no mesmo. Porque fica muito perto e não importa agora, pois quero elogiar seu trabalho que é muito bom. Tomara que continue assim. Boa sorte e tenha boas ideias.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos vocês pelos belos comentário! Um grande beijo, Roseana

    ResponderExcluir
  5. Querida Roseana! Meu netinho Henrique estuda na alfabetização neste Colégio. Fomos ao teatro Sesi assistir a culminância do projeto. Que lindo! Teatro cheio, todos maravilhados com sua poesia, com o trabalho primoroso da Escola.
    Também sou professora, fui aluna do Colégio Estadual Luiz Ferraz, participei de todos os anos indo a praça, com a Academia Itaperunene de Letras dizer meus poemas.
    Postei fotos do evento no blog do meu bebê Gabriel.
    www.caminhodapoesia.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Criei uma comunidade no Orkut em 2005 com a pretensão de aliar o Orkut
    e outras ferramentas virtuais à educação, iniciei com uma proposta
    de incentivo à escrita significativa para uma turma de Ensino Médio. A
    recepção foi boa. Embora fosse fato notório neste reinado do híbrido
    a frivolidade em grande parte das comunidades orkutianas, percebi
    que este ambiente midiático poderia ser uma ferramenta preciosa para a
    tematização de questões, a formulação do debate, a circulação do
    conhecimento, a dinamização da cultura, incluindo o compartilhamento.
    Somamos 1711 membros, boa parte ativa. Conseguimos agregar nesta
    “ágora grega” alunos do Ensino Médio, universitários, poetas,
    escritores, professores do Ensino Médio, professores universitários,
    músicos, artistas plásticos, jornalistas, produtores de teatro,
    médicos, advogados, psicanalistas, intelectuais e apreciadores das
    artes, profissionais de diversas áreas do conhecimento humano e
    expectadores de diversas origens étnicas e sociais. Nosso convívio é
    harmonioso e muito generoso, cercado por afetos.
    Iniciamos e desenvolvemos na comunidade entrevistas com nomes da
    literatura brasileira atual, são 19 entrevistas até o momento.
    Trechos das melhores entrevistas serão publicados na revista TEMPO
    BRASILEIRO, sob o tema Cultura e Cyberespaço. A Revista circula há 45
    anos e é muito respeitada nas universidades.

    Roseana, aceita ser entrevistada na Comunidade Discutindo Literatura?
    Geralmente o tópico da entrevista permanece aberto durante uma semana. Se você não estiver no orkut, posso fazer a ponte entre voc~e e a comunidade por email. Foi assim com a entrevista com Pedro Demo.
    Até o momento entrevistamos:

    Adriano Medeiros Costa
    Luiz Dias do Nascimento Filho
    Reinério Luiz Moreira Simões
    Mário Galvão de Queirós Filho
    Arlete Parrilha Sendra
    Elizabeth Hazin
    Charles A. Perrone
    Adriano Espínola
    Antonio Carlos Secchin
    Frederico Barbosa
    Pedro Lyra
    Michele Sato
    Jiro Takahashi
    Everardo Paiva de Andrade
    Hélio Consolaro
    Pedro Demo
    Talvani Guedes da Fonseca

    Aceita? Vamos agendar uma data?

    Comunidade:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3332336
    Blog:
    www.dicutindoliteraturacronicas.blogspot.com

    Ficaremos honrados com sua participação.

    Beijos e carinho

    Luciana Pessanha Pires
    Itaperuna- RJ

    ResponderExcluir