quarta-feira, 15 de julho de 2009

FALANDO DE PÁSSAROS E GATOS



FAXINA

dia de faxina
na casa dos pássaros
chuva grossa e chuva fina
vassoura de vento
sabão de neblina

**********************

CASA DE GATO

casa de gato
no canto da rua
mobília de vento
tapete de lua

Falando de pássaros e gatos, ed. Paulus


Hoje chove uma chuvinha miúda, o mundo mais ou menos em preto e branco. Ao abrir a porta da varanda cedo de manhã, a que dá para a montanha, a surpresa : o mulungu havia florescido e suas berrantes flores vermelhas eram a única cor da paisagem.
Em dias assim os pássaros ficam preguiçosos, meio adormecidos em seus ninhos, lendo a natureza. Eu leio Isaac Bashevis Singer, (Amor e Exílio, ed. LPM) ,escritor que amo e ele traz meu pai de volta, sua infância de menino pobre numa aldeia perdida no interior da Polonia. Era tão triste e sofrida a vida dos judeus que meu pai não gostava de nos contar nada. Leio Amor e Exílio e penso na sorte imensa do meu pai ter vindo para o Brasil antes da guerra, na sorte que foi para mim ter nascido aqui. Adoro ser brasileira.
Nana, nossa nova gatinha, foi encontrada na rua, abandonada. A sorte da Nana foi igual a minha: imensa. Ela nos faz rir o tempo todo com suas palhaçadas e eu entendo todos os seus pensamentos.
Publiquei o livro Falando de pássaros e gatos em 1990, Edmir Perroti foi meu editor. Num dos lançamentos do livro, na Biblioteca Pública de Belo Horizonte, alguém me perguntou se eu achava que uma criança entenderia as minhas imagens. As crianças sempre amaram as minhas imagens e cada dia recebo mais e mais provas de que uma criança conhece muito bem um sabão de neblina e um tapete de lua!

2 comentários:

  1. Querida Roseana,
    A minha criança, esta que habita em mim, tão cheia de vida, de alegria e espanto, enfeita-se com as bolhas de sabão de neblina e sai dançando (ao som dos cantos dos pássaros), enquanto faxina a minha alma.
    Um beijo!

    ResponderExcluir