segunda-feira, 21 de setembro de 2009

REALEJO

Ontem fui almoçar num bairro de Granada que amo: o Realejo, antigo bairro judeu. Mais acima o Al Baysin, bairro árabe e o centro da cidade era católico. Em Granada, houve um dia em que as tres religioes se entrecruzaram. Os árabes dominavam mas eram tolerantes. Todos podiam exercer a sua fé livremente. Sempre achei que a fé é algo muito íntimo. É inacreditável alguém ou um povo inteiro achar que suas crenças sao melhores ou mais verdadeiras. O que nos une, a todos, nao é a fé nem as religioes mas o fato de que somos mortais e algum dia perderemos alguém que amamos e para isso nao há resposta.
Fui com os sobrinhos do Juan Arias, meu marido, o restaurante fica no Campo del Príncipe e se chama La Nynfa . De entrada pedimos um prato de pimientos de padrón. É muito divertido: um prato cheio de pequenos pimentoes assados, alguns muito fortes como se fossem pimenta e outros nao. É como um sorteio e todos ficam esperando: quem será quevai mastigar um pimentao ardido? Fui sorteada com apenas um e para isso temos um pao maravilhoso na mesa e azeite. Estar na Espanha é mergulhar na cultura do azeite. Todos querem me presentear com cinco litros de azeite caseiro... mas como iria carregar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário