quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MULHERES PELA PAZ

Rivka, minha amiga iraniana israelense que acompanha todos os movimentos pela paz em Israel, contou para a Evelyn , minha irmã, que me contou:
Um grupo de mulheres israelenses e um grupo de mulheres palestinas, com problemas de excesso de peso, se juntaram para falar de seus problemas e tentativas de emagrecimento, com a ajuda de alguma ong, é claro. No começo elas não queriam se falar, mas depois, pouco a pouco, elas se deram conta de que seus problemas eram iguais e que elas eram iguais: apenas humanas.
Hoje leio na coluna do Merval Pereira : não há choque de civilizações mas sim culturas diferentes.
E penso: a paz pode acontecer no cotidiano . Os políticos não sabem fazer a paz no Oriente Médio. Se delegassem de verdade esta tarefa às mulheres e aos artistas, logo haveria um Estado Palestino, hortas coletivas, pães bilingues, orquestras onde todos tocam junto, crianças cantando junto , tudo em árabe e hebraico.

Estive na Casa da Leitura com 130 crianças de Duque de caxias e foi um encontro emocionante! As crianças eram tão maravilhosas, tão cheias de poesia, fiquei tão orgulhosa.

Estou em Teresópolis. Chove. Amo a montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário