segunda-feira, 2 de novembro de 2009

RESENDE/PENEDO/ITATIAIA/MAUÁ

Amanhã vamos para Resende, eu, Juan Arias e Vanda, nossa maravilhosa caseira. Seremos recebidos no Babel , Oficina de Gastronomia e Arte , pelos Chefs André Murray (meu filho) e Dani keiko (minha nora) e a turma de alunos do Curso Básico de Cozinheiro. Chegaremos na hora do almoço e eles estarão com os utensílios afiados e nos servirão um banquete, espero!
Eu e Juan dormiremos em Penedo, Vanda dormirá na escola que é um casarão belíssimo dos anos 50. Quarta-feira de manhã vamos todos para Itatiaia, onde , a convite da Secretaria de Educação, conversarei com 100 professores. À noite faremos o curso Cozinhando para os Amigos e estou ansiosa. Seremos 11 alunos e será a minha primeira experiência com cursos de cozinha. Eu cozinho de ouvido, aliás como quase tudo o que faço: sou autodidata, leio, experimento e uso sempre a minha intuição como bússola. Quinta-feira Juan volta com a Vanda para casa e eu subo a montanha. Passo alguns dias em Mauá, no sítio que agora é dos meus filhos. Tentei reconstruir em Saquarema a vida que levava em Mauá e acho que consegui: o silêncio, a simplicidade extrema, a contemplação. Cozinho sempre que posso no fogão de lenha , minha casa é aberta , amigos entram e saem num vaivém maravilhoso. Hoje, o grande luxo é a relação com o tempo. Não deixo que o fogo do tempo me devore, tento fazer tudo no meu tempo. Isso eu aprendi com a montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário