segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CALOR E NEVE

Guga, meu filho, Patrícia e Luis , meu neto, vivem em Granada, na Espanha, último reduto dos mouros, no caminho que vai para a Sierra Nevada. Seu edifício é o último e logo depois a estradinha de terra serpenteia montanha acima e a vista é cada vez mais bela. Agora estão quase ilhados pelo frio e a neve.
Em Saquarema, onde vivo, nunca fez tanto calor. O ar é irrespirável, mesmo na frente do mar e o corpo desiste, não tem nenhuma vontade de fazer nada, quase não consigo escrever.
A China está passando o maior frio de todos os tempos e aqui em Teresópolis, onde estou agora, o calor é inacreditável. Chegamos ao fututo previsto? Tenho medo do planeta que deixarei para o Luis, meu netinho de 4 meses e a Kira, minha neta de 5 anos.
Mais uma vez interrompo o livro que estou lendo, o Ornamento do Mundo, para começar outro, Caim, do Saramago. É o Saramago em seu melhor momento, quanta ironia, o absurdo é a sua matéria. O livro é polêmico, pois ele brinca com a Bíblia e suas histórias mirabolantes. Estou gostando. Deixo outra vez por um tempo os últimos mouros em Alhambra, Granada, onde vive meu filho e vou lá para os primórdios da nossa civilização com Adão e Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário