terça-feira, 26 de janeiro de 2010

COLCHA DE RETALHOS

Recebo um telefonema de Recife: é minha grande amiga Maria Amélia que acaba de lançar um livro lindo pela editora pernambucana Bagaço, Um Tempo Feito de Flores. Maria Amélia trabalha com leitura e prepara uma oficina onde quer mesclar viagens e colcha de retalhos. Queria uma sugestão de exercício. Naturalmente irá passar o belo filme de Jocelyn Moorhouse onde várias mulheres tecem uma colcha de retalhos enquanto relembram suas vidas. Pensei que cada pessoa poderia fazer um breve relato de algum fato interessante que tenha vivido em alguma viagem . Todas juntas farão uma colcha, Maria Amélia levará retalhos, contas, sianinhas, rendas, miçangas e elas colariam os relatos ou até mesmo poderiam escrever no pano. Por coincidência, de aniversário, minha caseira Vanda, meu anjo da guarda, me deu de presente uma maravilhosa colcha de retalhos e todos os dias e todas as horas eu a namoro. Meu quarto ficou lindo, colorido e penso na colcha como um caos armônico onde tudo que descombina se combina e penso na humanidade como uma colcha de retalhos que se move, dança, muda de lugar. E penso no Haiti, essa colcha destroçada com a esperança de que não abandonem o pequeno país cuja única riqueza é a sua gente que sai dos escombros cantando.

3 comentários:

  1. Roseana: maravilhoso exercício esse: tecer numa colcha acontecimentos triviais ( ou não) da nossa vida.Formamos minhas amigas e eu "um círculo de mulheres": somos 7 agora em 2010.Começamos o ano lendo suas poesias do livro Paredes Vazadas.Fizemos um jogral com Genealogia,depois uma cena muda e finalmente compartilhamos histórias de nossas avós e mães.Elas não conheciam você e ficaram encantadas.Prometi-lhes o livro e não o encontro em livraria nenhuma: está esgotado.Não tem como reeditá-lo( pedido simples esse meu..rsrs)??? Beijos amigos e tietes da mineira maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Maria Neusa, fiquei tão emocionada com o teu relato. No meu livro POESIA ESSENCIAL, ed. manati estão quase todos os poemas do Paredes Vazadas que realmente está esgotado. O Poesia Essencial você encontra na Livraria Cultura . Muito obrigada!!!! Roseana

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa notícia! Beijos gratos da maria neusa

    ResponderExcluir