sábado, 27 de março de 2010

CARTEIRA DE IDENTIDADE


PALAVRA EXATA

Para buscar a palavra
exata,
a palavra-mapa,
a que me nomeia,
velejo numa barca
abstrata, precária.
O vento me envolve
e sopra música
em meus ossos:
talvez eu seja
essa canção
invertebrada,
esse sopro.

O poema acima abre meu novo livro Carteira de Identidade da Ed. Lê com belíssimas ilustrações da Elvira Vigna. O livro chegou ontem e fiquei muito feliz com o resultado final . O livro chegou no dia em que meu neto Luis foi embora e isso me faz lembrar de que a vida é feita de chegadas e partidas. Quando tenho um livro novo nas mãos depois de tanta espera, a sensação é de estranhamento. Demoro a absorver o livro, fui eu mesma quem escreveu isso? É uma relação sensual, livro e autora, um misto de alegria , espanto, às vezes até de rejeição. A aproximação é sempre desconfiada e lenta.
Mas escrevo para que me leiam, poema na gaveta é poema morto, portanto o que conta mesmo é a reação dos leitores. Meu livro novo está na rua. Estou feliz.

2 comentários:

  1. Sou professora de Lingua Portuguesa, adoro suas poesias, procuro sempre utilizá-las para enriquecer minhas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roseana levarei este poema lá para o blog Poemando com pequenos. Sempre iniciamos o ano falando sobre a identidade. aqui está o link : http://poemandopq.blogspot.com/2012/02/quem-sou.html

    ResponderExcluir