segunda-feira, 15 de março de 2010

IDEA VILARIÑO

Hoje , apesar de ainda ser verão, acordei um pleno outono, depois do calor terrível de ontem. Amo o outono, estação onde a poesia embarca. E recebí um livro maravilhoso da poeta uruguaia Idea Vilariño, presente da minha amiga Geruza. Eu não a conhecia e há que recuperar o tempo perdido. São suas obras completas e é uma poesia magnífica, pura música, há que aprender com os grandes. Poesia com imagens poderosas, muita substância. E principalmente música.
Maria Clara me trouxe o livro Poemas da Cabana Montanhesa de Saugyõ, poeta monge japonês nascido em 1118. Escreve tankas lindos sobre a transitoriedade da vida, sentimentos eternos, ele , apesar da distância no tempo, parece respirar ao nosso lado.
Neste fim de semana recebemos o fotógrafo espanhol Kiki, de Cádiz. Ele está preparando uma exposição de andaluzes pelo mundo financiada pelo governo da Andaluzia. Veio fotografar o Juan. Ele se apaixonou perdidamente por Saquarema e nos deu de presente um livro seu de fotografias do cotidiano em Cuba. Belo livro. O povo cubano, tão misturado como o nosso, merecia liberdade.
Giro a manivela da segunda-feira. Já tenho oito pessoas inscritas para o primeiro almoço do Clube de Leitura que inventei e estou otimista, tenho 25 vagas. O almoço será no dia 10 de abril e hoje espero que mais professoras se inscrevam. Também espero a resposta da Secretaria de Educação para a Oficina de Poesia e Gastronomia que propus . Enfim, começo a semana cheia de planos, na companhia de Idea Vilariño e com vinte graus de temperatura. Estou no paraíso

3 comentários:

  1. Vinte graus????Que inveja...como funciona esse almoço do clube de leitura? Onde será? Quem pode se inscrever? Beijos curiosos e sonhadores da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Roseana:Sou mineira e moro em Divinópolis,perto da nossa capital.Beijos animadinhos da maria neusa

    ResponderExcluir