sexta-feira, 19 de março de 2010

MATA ATLÂNTICA

O lugar mais agradável do jornal é sempre a página de Ciências, embora às vezes as notícias não sejam boas. Mas hoje no O Globo, além das fotos das flores, a notícia é muito boa e deixo registrada aqui: está saindo do forno o livro PLANTAS DA FLORESTA ATLÂNTICA, é um resumo da pesquisa de quase 200 cientistas do Brasil e do exterior. A Mata Atlântica ocupa hoje apenas 7% da sua área original. O livro tem 516 páginas e lista todas as espécies conhecidas da Mata Atlântica. São dados essenciais para a preservação do que resta. Tratamos muito mal as nossas florestas. O livro é uma tentativa de criar uma consciência da ameaça que todas as espécies correm com a especulação imobiliária, áreas para pasto e plantações, etc.
Em 1985 comprei em Resende uma muda bem pequena de paineira e a plantei na frente da casa. Hoje é uma árvore imensa e quando fui a Mauá em fevereiro pela primeira vez eu a vi completamente florida, suas flores são belíssimas e cor de rosa. Assim como é possível desenvolver uma consciência alimentar e corporal, temos que criar uma consciência florestal. Não existe experiência mais fantástica do que plantar uma árvore e vinte e cinco anos depois saborear a sua majestade.

3 comentários:

  1. Roseana:Ah!È maravilhosa a sensação de ver a árvore ,que plantamos,crescer e dar sombra e talvez frutos.Mas a alegria de um filho bem criado e vivendo uma vida ética e criativa tb é bom demais,não é? Beijos perguntadores da maria nesa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria Neuza,por compartilhar comigo!

    ResponderExcluir
  3. Lei da Mata Atlântica
    Comentários à lei e ao decreto
    Autor: Julis Orácio Felipe
    Descrição :
    A lei da mata atlântica trouxe regramento para um bioma especial, elevado à condição de patrimônio nacional pela Constituição Brasileira. Tal lei e seu decreto deram uma maior segurança ao bioma tão ameaçado mas retiraram dos proprietários e possuidores a possibilidade do manejo florestal sustentado, algo possível levando-se em consideração a tecnologia atual. Essa obra visa elucidar algumas dúvidas trazidas pela lei e possibilitar uma maior discussão quanto ao manejo, uma vez que o veto presidencial ao artigo que permitia o uso sustentável pode ser votado a qualquer momento, principalmente diante da revisão do código florestal brasileiro.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir