quinta-feira, 15 de abril de 2010

DE GOVERNADOR VALADARES

Hoje recebo uma mensagem de um amigo da década de 80. Nunca mais nos vimos, mas tenho um compartimento especial, um cofre, onde guardo todos os amigos de todas as épocas. Arnoldo de Souza vivia no Rio , era médico e poeta, fizemos oficina de poesia na Olac e no final dos anos 80 ele foi para Governador Valadares. Nunca mais nos encontramos, mas imagino que além de exercer a medicina ,ele continue a escrever poesia. Graças ao Google pude encontrar seu e-mail , pedi seu endereço e enviei meu último livro Carteira de Identidade. Queria que alguém daquela turma que cresceu em poesia comigo , visse meu último trabalho. Fiquei muito feliz com o que ele escreveu sobre meu livro. Lembro de cada um, por onde andarão todos? Nesta época não havia internet e sobrevivíamos!!! Depois da Olac chegamos a fazer um grupo de poetas, os Ladrões do Fogo e publicamos um pequeno livro, uma amostra do que cada um escrevia. Mas realmente cada um virou a sua esquina e desapareceu. Escolhi o Arnoldo em nome de todos estes amigos.

"Olá Roseana,
Parabéns, seu livro chegou, belissimo, em todos os sentidos, denso, suave, em vc a poesia é cármica, carregada de mensagens ancestrais e com a palavra sempre enxuta sopesada, sem desperdícios, poesia- síntese, fluente de uma emoção extravasada. Belas tb as ilustraçoes ,parabenize a Elvira, pois elas acompanham o texto em sua leveza ,sinuosidade, e simplicidade sintética, com imagens em ação permanente. Emocionante, em uma palavra eu digo sobre seu livro, já aguardo o próximo, e sei que ele virá também belo e fácil de indentificar sua autoria como esse RG com que voce nos brinda, sua nudez digital em fomra de metáforas; um tsunami poético a nos abalar tirando-nos do conforto da vida mediana."

Meu grande amigo Latuf falou ontem no Instituto Cervantes do R.J sobre a linguagem dos blogs. Latuf é um erudito e gostaria de ter estado na platéia pois ele leu o twitter-conto que escrevi para o artigo que Juan Arias fez para seu jornal El País falando sobre o concurso da Academia Brasileira de Letras. Não enviei o conto para o concurso, pois não tenho twitter e era muito trabalho. Também é muito discutível se 140 caracteres fazem um conto. Diz meu amigo Latuf que até um suspiro faz um conto...

2 comentários:

  1. Roseana: concordo com seu amigo: até uma lágrima faz um conto.Eu escrevo mini contos,é a única maneira que tenho para me expressar....um dia te enviarei alguns.Pena que vc não enviou o seu para o concurso...tudo que vc escreve é perfeito.Beijos tietes e sinceros da maria neusa

    ResponderExcluir