domingo, 20 de junho de 2010

ABIDJAN

Hoje o Brasil joga com a Costa do Marfim, onde minha irmã terminou de cursar Belas Artes. Fui visitá-la em 1983, eu acho. Abidjan era uma cidade tranquila, sem nenhuma violência e com grandes contrastes. Era possível caminhar numa rua francesa , virar a esquina e mergulhar totalmente na África ancestral. Foi uma das viagens mais fortes da minha vida. Nós, brasileiros, estamos tão impregnados de cultura africana que tudo nos é familiar. O africano recebe um visitante calorosamente . Não havia a guerra civil que fraturou o país. As dezenas de etnias e linguas conviviam em paz. Apenas o colonizador era hostilizado. Havia uma tensão quando chegávamos em algum lugar , mas logo se dissolvia quando sabiam que não éramos francesas. Hoje leio
que a Costa Marfim mergulhou na miséria total , consequencia da guerra. A quem interessam as guerras?

2 comentários:

  1. A quem interessam as guerras? Aos senhores da guerra, gananciosos e eternos.Beijos revoltosos.!

    ResponderExcluir
  2. Sim, a guerra para estes senhores é apenas um negócio!!!

    ResponderExcluir