quinta-feira, 17 de junho de 2010

CASA

Voltei para casa. A felicidade quase me deixa sem ar. Foi uma semana dura, cheia de suspense. Mas está tudo resolvido. Começo a radioterapia dia 24 e termino no meio de agosto. Na volta para casa, no ônibus, escrevi um belo poema para o livro dos quatro elementos e decidi fechar o livro agora, com este poema. Ficaria então com 15 poemas de água, 15 poemas de fogo, 15 de terra e 5 de ar. Achei o título: Quatro Cantos. E pretendo entregar o livro amanhã. Li um belíssimo depoimento do Ruy Castro onde conta que Carmen Miranda salvou sua vida, já que quando teve um câncer na lingua, começava a escrever a sua biografia e durante todo o tratamento lia e escrevia. Nem viu o tratamento.
Preciso fechar o livro dos quatro elementos para começar a radio, é um imperativo estranho. Os poemas são muito fortes e preciso mergulhar em outra coisa. Sinto que o livro está compacto, completo.
Ontem cozinhei pela primeira vez desde a cirurgia. Foi muito bom. Cozinhar me traz de volta ao centro. Fiz quinua com legumes e badejo com molho de tomate. Incrível como a quinua acompanha bem o peixe, parece cuscus.
Separo o Memorial do Convento do Saramago para reler. Terei a Blimunda comigo.

3 comentários:

  1. Roseana, tudo vai sair bem. O novo sempre assusta seja em que situação ele se apresente.
    Como você é muito para cima, vai passar pelo tratamento quase sem sentir. Seus poemas lhe ajudarão com certeza.
    Eu escolhi um poema seu, que eu gosto muito, para que ele lhe faça companhia pelo menos no primeiro dia de tratamento.

    Vida
    a vida entra por minhas janelas
    e com seus pregões e pássaros
    vai tingindo a casa
    devassando os sonhos
    desmanchando as teias
    desarrumando as sombras
    a vida com seus pequenos
    objetos fúteis
    entra por minhas janelas
    em vento cheio de gonzos
    e senta-se à minha mesa
    partilhando comigo o café.

    Depois desse poema não é que o meu café ganhou mais cor e alegria?
    Fique em paz.
    Beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Roseana:estou indo passar 15 dias em Uberlândia: vou conhecer minha neta amadinha Luana.Apesar de feliz,sei que logologo quero estar de volta a minha casa.aiaiaia...estou contando os dias para ler seu livro sobre os quatro elementos.Tomara que seja breve.Busque força onde só você sabe encontrar e conte com minhas orações.Beijos amigos!

    ResponderExcluir
  3. Ângela e Maria Neuza, obrigada pela força maravilhosa de vocês. O que seria de mim sem esse apoio? Milhões de vezes obrigada. Roseana

    ResponderExcluir