sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO

Acabo de ler que morreu em casa José Saramago e isso é muito forte para mim. estou abalada. Convivemos, eu e Juan com Saramago e Pilar para o belo livro de entrevista que o Juan fez, O Amor Possível, que a Manati publicou no Brasil. Ele gostava muito de mim, sempre foi tão carinhoso e maravilhoso comigo, sempre com uma palavra doce na ponta da lingua. Pilar foi minha cúmplice desde que nos vimos e nos queremos tanto. Quanta perda em tão pouco tempo. Como queria estar junto da Pilar! Saramago viveu intensamente tudo. Teve uma vida belíssima, mas como a vida passa rápido... Parece ontem que estávamos ali em Lanzarotte. Parece ontem que almoçávamos juntos em Lisboa, jantávamos juntos em Madrid. Acabo de ler que Saramago morreu, mas na verdade os escritores que amamos não morrem.

5 comentários:

  1. Roseana,
    Totalmente verdade o que você disse: os grandes escritores são imortalizados através das palavras que nos deixaram.
    Há pouco tempo tive contato com as obras de Saramago. Encantei-me com As Intermitências da morte e A viagem do Elefante, sem entender por que demorei tanto a conhecê-las. Agora Saramago está entre os meus favoritos.
    Pelo que pude perceber que o escritor tinha uma relação tranquila com a ideia da morte e isso ajudará a tranquilizar o coraçãozinho das pessoas com proximidade a ele, como você.
    Abraços e conforto ao seu coração,
    Cidda.

    ResponderExcluir
  2. Saramago, como todos nós , era complexo.Tivemos o privilégio de conviver com ele, era um grande escritor e um ser humano preocupado com as misérias do mundo. Não tenho notícia de que tenha feito mal a ninguém, concordemos ou não com suas posições políticas ou religiosas.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe,Roseana.Mas como podemos dizer que uma pessoa não é boa gente,se não a conhecemos.............?Essa é uma pergunta que faço a Moloi Lorasai.Gosto dos livros de Saramago e ele tem toda a minha admiração e respeito.Beijos espantados!

    ResponderExcluir
  4. Como é possível transformar um sentimento triste em pura poesia ? Quando crescer quero ser como você Roseana! rs

    Beijos admirados, Iara

    ResponderExcluir