sábado, 19 de junho de 2010

PILAR DEL RIO

Em 1997 eu e Juan Arias fomos para Lanzarote para a longa entrevista que Juan fez com Saramago, que resultou no belíssimo livro O Amor Possível. Eu conhecia Pilar pelas dedicatórias do autor. Eu a imaginava.
Passamos uma semana diariamente com ele, jantávamos todos os dias juntos. Pilar, mulher belíssima , inteligente, sedutora, nos deixava à vontade. Quando tocamos a campainha da casa a primeira vez, ela veio nos abrir a porta, descalça, toda vestida de branco.
Assisti a todas as entrevistas em seu belo escritório. Era tão bom ouvi-lo que a noite caía sem que nos déssemos conta. Foi uma semana de sonho. Lanzarote é linda, com suas casas brancas, os vulcões.
Ao longo do tempo nos encontramos outra vez em Lisboa, onde Saramago e Pilar nos levaram para comer no restaurante onde celebraram seu casamento, junto com Céu, amiga do casal. Comemos o melhor bacalhau do mundo. Nos encontramos em Madrid, no Rio, em São Paulo e em março último Pilar prometeu que nos visitaria um dia em Saquarema.
Amo o Memorial do Convento, é o meu livro preferido. Blimunda, a mulher que enxerga as pessoas por dentro, é mais do que um personagem, é um arquétipo. Amo O Cerco de Lisboa, são meus livros preferidos. Nos dois, uma bela história de amor. Aliás, Saramago acreditava no amor, por isso o livro do Juan se chama O Amor Possível. Saramago se dizia ateu e comunista, mas escreveu exaustivamente sobre Deus. No Evangelho Segundo Jesus Cristo há um diálogo belíssimo entre Deus e o Diabo e em Caim, entre Deus e Caim. Quanto ao seu comunismo, para mim é incompreensível. como se pode ser comunista sabendo que o comunismo matou milhões de pessoas? Niemeyer também se diz comunista e também não entendo. Basta conhecer um pouco de história para saber o desastre que o comunismo provocou.
Mas Saramago não escreveu a mais bela história, a sua própria história de amor com Pilar del Rio.

4 comentários:

  1. Quem sabe não será você a nos contar a história de amor de Saramago e Pilar?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe a própria Pilar, já que ela também escreve. Beijos , Roseana

    ResponderExcluir
  3. Roseana: compreendo Saramago comunista ,Niemeyer comunista,meu irmão quase caçula tb....penso que eles ainda acreditam na filosofia,que se provou utópica.Quem assassinou milhões de pessoas foram os ordenantes deturpadores ,na sua autoridade e bárbarie .Beijos quase conscientes!

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma ideologia pode justificar a liberdade cerceada. Infelizmente foi o que vimos na União Soviética, China, Coréia do Norte, Birmânia, Albânia, Cuba, etc... O que se precisa é dar liberdade e oportunidades iguais para todos. Para mim o bem supremo é a liberdade.

    ResponderExcluir