quarta-feira, 16 de junho de 2010

URCA

Estou no Rio, na Urca desde segunda-feira, mas na verdade já perdi a noção do tempo. O bairro é abolutamente magnífico, é um privilégio estar aqui. Caminhamos na orla. A baía me acolhe. Ainda não comecei meu tratamento de radioterapia, devo começar na semana que vem. Aguardo uma consulta. Não terei que fazer quimioterapia e isso é uma sorte imensa. Durante todo esse tempo, só quebrei uma vez, quando o oncologista disse que eu teria que tomar um medicamento por cinco anos e os efeitos colaterais que poderia ter. Senti uma tristeza infinita. Quase um luto. Mas passou. Foi uma nuvem. E então li um pequeno ensaio do Freud que foi um presente que minha sobrinha Julia me deu. O ensaio se chama Sobre a Transitoriedade, pulicado em 1916.
Um de seus trechos diz:

" O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição. Era incompreensível, declarei, que o pensamento sobre a transitoriedade da beleza interferisse na alegria que dela derivamos. Quanto à beleza da Natureza, cada vez que é destruída pelo inverno, retorna no ano seguinte, do modo que, em relação à duração de nossas vidas, ela pode de fato ser considerada eterna. A beleza da forma e da face humana desaparece para sempre no decorrer de nossas próprias vidas; sua evanescência, porém, apenas lhes empresta renovado encanto. Uma flor que dura apenas uma noite, nem por isso nos parece menos bela."

4 comentários:

  1. Roseana: minha irmã caçula e família moram no Flamengo,aí no RIO.Fui atrás deles na Inglaterra mas temo ir ao Rio,pode?Beijos covardes!

    ResponderExcluir
  2. Querida, passarei algin dias no Rio para a radio. Se você vier me avise e tomamos um café. Não tenha medo. Roseana

    ResponderExcluir
  3. Ah! Meu maior presente seria tomar café com vc!!!Te aviso se tudo der certo.Beijos felizes!

    ResponderExcluir
  4. Maria Neuza, ainda tomaremos um café juntas!!!

    ResponderExcluir