sábado, 17 de julho de 2010

TRISTEZA

Uma criança morre durante a aula de matemática com um tiro no coração. Uma bala perdida. Wesley Gilbert Rodrigues de Andrade. Uma vida perdida. Há que chorar todas as lágrimas do mundo. Que mundo é este onde uma criança de 11 anos morre dentro da escola, durante uma aula, com um lápis na mão? Estamos em guerra? Uma escola dentro da guerra? Não deveria a escola ser um lugar sagrado? Muito mais sagrada do que qualquer templo, pois é na escola que se costuram destinos.
Como se atrevem a fazer um tiroteio tendo a escola no meio do caminho dos tiros?
Para uma morte tão injusta toda palavra é pequena.

6 comentários:

  1. Se tivessemos flores nas mãos ao invés de armas...

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns ,Roseana! Precisamos manifestar nossa indgnação.. Infelizmente o nosso povo ainda não tem consciência da sua força !Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Roseana: Paulo Freire,nosso querido e saudoso mestre,disse :não podemos perder a indignação!!!Apesar de me parecer,nessas horas, muito pouco,é tudo o que tenho para oferecer,nesse momento.

    ResponderExcluir
  4. Perdeu-se uma vida pela estupidez dos homens em uma manhã, que estava apenas começando cheia de promessas maravilhosas.
    Ah! Roseana, quantas vezes a nossa escola cheia de crianças passou por uma situação semelhante a essa.
    Quantas vezes precisei deitar no chão com os professores, funcionários de apoio e alunos, até que o tiroteio terminasse.
    O Professor Paulo Freire tão bem citado pela Maria Neuza, disse, também o seguinte: “ a educação deveria ser a mola transformadora de uma sociedade, mas na realidade é a sociedade é que está transformando a educação”.
    Por isso Roseana é que “a escola que deveria ser um lugar sagrado, muito mais sagrado do que qualquer templo”, está perdendo, um pouco da sua ação, também pacificadora.
    Mas apesar de tudo como educadora não perco nunca a vontade de me indignar, e, sobretudo não deixo de APOSTAR que é através da educação, que estaremos mais próximos da justiça e da verdade.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Leio que hoje o governador pede desculpas. Que nunca mais se repita.

    ResponderExcluir