sexta-feira, 27 de agosto de 2010

GIRASSOL

EU FIZ UM POEMA

Eu fiz um poema belo
e alto
como um girassol de Van Gogh
como um copo de chope sobre o mármore
de um bar
que um raio de sol atravessa
eu fiz um poema belo como um vitral
claro como um adro...
Agora
não sei que chuva o escorreu
suas palavras estão apagadas
alheias uma à outra como as palavras de um dicionário.
Eu sou como um arqueólogo decifrando as cinzas de uma cidade morta.
O vulto de um velho arqueólogo curvado sobre a terra...

Em que estrela, amor, o teu riso estará cantando?

Mario Quintana
in Esconderijos do Tempo

O que faz a magia de um poema? O que faz com que brilhe como um girassol e não seja apenas um punhado de letras mortas? Cada poema tem o seu mistério e terá que soprar na alma do leitor para que se transforme em música.

Falei com Flávia agora, sobrinha do nosso querido Latuf e as notícias são promissoras: ele está completamente sem febre, a infecção pulmonar já cedeu completamente. Dentro de poucos dias terão que retirá-lo do coma induzido pois há um limite para este procedimento. O problema é que quando diminuem a sedação ele fica extremamente agitado. Quando estiver acordado e consciente poderá respirar outra vez. A família está muito positiva e seu amigo Dr.Luis, que mora em B.H disse estar otimista também. Temos que conversar com Latuf em pensamento e pedir que se acalme para que possa voltar ao nosso convívio.

8 comentários:

  1. Bom Dia Querida Roseana ! Adoro visitar você e Ler o que escreve, sempre magnífico e profundo.. Não é de hoje que eu te admiro!! Que felicidade a reabilitaçaõ do nosso estimado Latuf .Vamos continuar com a nossa corrente de fé . Um Grande abraço e um Ótimo fim de semana .
    .

    ResponderExcluir
  2. Roseana,
    Hoje, bem cedinho, dentro do ônibus, na viagem para a escola,lendo um texto de de Mário Quintana, encantei-me com um trecho que diz assim:
    "... que poetas deves ler? Simplesmente os poetas de que gostares e eles assim te ajudarão a compreender-te, em vez de tu a eles."
    Acho que esse é o segredo.
    Estou feliz pela melhora do professor Latuf. Desejo a vc um bom final de semana e que iniciemos um nova com ótimas notícias do mestre.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  3. Os alunos da UFF estão organizando um book de mensagens pro Latuf; uma das ex alunas mora em BH e levará ao hospital para entregar à família. Todos unidos de pensamento, coração e palavras pro nosso querido poeta =)
    Fico muito feliz com as notícias!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida!
    Há muito não visitava seu blog, por falta de tempo.Admiro sua sensibilidade e humanidade, não sabia da infermidade do professor Latuf, estimo suas melhoras.Deus, em nome de Jesus, fará o melhor trazendo-o de volta para a poesia de todos os dias.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que notícia boa. O ser humano,realmente é um mistério.O Professor Latuf,sem dúvida nenhuma optou pela vida. Se ele era uma pessoa produtiva, deve ser natural ele se agitar. Todo o seu ser(físico, alma e emoção) deve se rebelar por estar tanto tempo confinado a um quarto e ao seu próprio corpo inerte. Ele clama pela LIBERDADE. É o grito pela volta imediata, pela volta ao seu trabalho, e ao aconchego dos amigos,dos alunos de todos que lhe querem bem.
    Considero todo esse movimento em torno do Professor Latuf, uma verdadeira gestação. Não uma gestação doente de um filho que ia nascer, mas que ninguém queria. Esta é uma gestação com riscos, muito trabalhosa, mas todos estão desejosos e amando ainda mais este filho que está para chegar... que lutou para chegar.
    Seja bem-vindo, Professor Latuf. Seja bem-vindo, novamente à vida com tudo o que ela tem de bom para nos ensinar a ser melhores...
    Com as nossas orações e nossos pensamentos estamos tentando protegê-lo.
    Então,Roseana podemos protegê-lo com o seu poema, PARA O MEU FILHO do livro POESIA ESSENCIAL.
    Ele não a considerava a sua idiche mami? Então esse poema cairá para o seu amigo como um acalanto.
    Para mim é um poema comovente.

    PARA O MEU FILHO

    aqui protejo meu filho
    cubro o meu filho com o sal e osso do meu corpo

    com infinita delicadeza
    enredo seu nome no meu
    um fio das suas pestanas
    no vaivém dos meus olhos

    aqui desfaço as muralhas
    que separam
    meu filho do mundo
    desfaço o fosso
    cavo com as mãos
    um poço de pura água
    de pura música
    para que meu filho
    lave seu rosto
    de toda lágrima.

    Sem mais nada para dizer,
    Angela

    ResponderExcluir
  6. Roseana,
    Que boas notícias... e que belos poemas.
    Abraços
    Níobe

    ResponderExcluir