sábado, 28 de agosto de 2010

TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém,
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão;
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte delira

Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte se espanta

Uma parte de mim
é permante;
outra parte
se sabe de repente

Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.

Traduzir uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?

Ferreira Gullar

Hoje o sábado nos traz o caderno Prosa e Verso inteiro sobre Ferreira Gullar. É um grande presente. Não percam.

4 comentários:

  1. Hoje o sábado nos traz também esse seu poema, Roseana. Eu o descobri hoje.

    Ele está em VARIAÇÕES SOBRE SILÊNCIOS E CORDAS.

    Antes de nascer
    herdei um barco
    de nome incompreensível
    Em dias de tempestade
    ele atravanca meu corpo,
    embaralha meus passos,
    dos seus porões
    escapam ratos e segredos.
    Tenho que levá-lo
    gentilmente
    até um porto de águas calmas,
    secar o convés
    com panos limpos
    e dizer ao menino
    que corre em círculos,
    horrorizado e perdido
    (e que um dia seria meu pai)
    que irei guardá-lo
    entre as dobras da pele,
    entre as dobras de uma memória
    que não é só minha,
    para que em sua morte
    ele possa dormir em paz.

    Quanto de compaixão, misericórdia, solidariedade e amor existem neste poema.
    Obrigada,
    Bom sábado.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Querida Roseana, sou professora e pertenço à Rede de Ensino Público Municipal. Sempre achei que a leitura é a exploração da prática da interação, solidariedade, transformação e conhecimento; e você Roseana através de suas obras consegue atingir tudo isso. Trabalho na escola Deputado Leur Lomanto, com uma turma de 35 alunos e utilizo seu trabalho para motivá-los a ler.
    Sabendo que você é amante da literatura, e um coração solidário, gostaria que participa-se conosco do Projeto de leitura:"Leur, te quero lendo e escrevendo" , nos enviando uma mensagem de incentivo à leitura da forma que achar conveniente.
    Despeço-me com o coração cheio de esperança de que serei atendida, deixando meu abraço fraterno e admiração dos meu alunos por ti.
    Beijos
    Professora Telma Pereira

    ResponderExcluir
  3. Envio para os alunos um poema do meu livro Casas:

    O livro é a casa
    onde se descansa
    do mundo.

    O livro é a casa
    do tempo
    é a casa de tudo.

    Mar e rio
    no mesmo fio
    água doce e salgada.

    O livro é onde
    a gente se esconde
    em gruta encantada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Roseana,eu nem acredito que achei seu blog.Estou muito contente porque,te adoro.
    Uma vez pelo colegio fui a sua casa em Saquarema com as professoras,e aí nós conversamos e eu lhe disse que escrevia poemas também.Mas parei por um longo tempo e agora estou voltando,fiz um blog para poder me expressar e lá escrevo alguns.O blog é uma espécie de livro,onde uso uma personagem.É esse ai´se puder dar uma olhada e me seguir vou ficar muito feliz pois te adoro seu trabalho desde criança.Obrigada.
    http://clairemabellemeumundoenadamais.blogspot.com/

    ResponderExcluir