segunda-feira, 6 de setembro de 2010

LUARCA E A PONTE DO BEIJO

Luarca, vista de cima, do farol, é linda. Sua baía cheia de barcos nos faz sonhar. Há uma ponte que se chana Ponte do Beijo e um cemitério parecido com o de Saquarema: os mortos podem contemplar o mar. Conta a lenda que um pirata chamado Cambaral nao deixava Luarca em paz. Atacava e afundava o barco dos pescadores e qualquer barco que se aproximasse. Os pescadores já nem saíam para trabalhar.Entao um nobre de Luarca disse basta! e resolveu enfrentar o pirata. Lutaram e o pirata ficou mortalmente ferido. O nobre o levou para casa, para que se curasse e pudesse ser julgado. Este nobre tinha uma filha belíssima que era quem cuidava do pirata Cambaral. Os dois se apaixonaram e decidiram fugir quando o pirata ficou bom. Mas o pai da jovem ouviu tudo o que combinaram e os seguiu. E na Ponte da cidade, enquanto se beijavam os matou. E assim a ponte ficou conhecida como a Ponte do Beijo.

Oviedo è uma cidade impactante, começando pela Iglesia San Julián de Los Prados, um monumento pré românico do século IX. A Igreja é uma jóia, seus afrescos sem imagens sao impressionantes, parecem pompeianos e a estátua de Cristo, feita sem nenhuma emenda, de uma única peça de madeira, é das mais belas que já vi. A Igreja foi construída no ano de 830 pelo rei Alfonso II.

Gijón é feia. Uma cidade industrial e sua praia nao tem graça nenhuma. Foi totalmente destruída no começo da guerra civil e pouco resta de seu casario antigo. Foi fundada pelos romanos mas daquela época só restam umas termas que nao vi e nao sei se estao as ruínas fisicamente presentes ou enterradas.

Hoje dormimos em Gijón. Amanha vamos ao Santuário de Covadonga.

Um comentário:

  1. Nossa isso é muito bom. Você descreve tudo de forma tão poética que levanta até Freud da sepultura. Parece que estamos aí, tão perto...
    Percebo também muita generosidade de sua parte, por que, não só aprende, mas compartilha seus conhecimentos.
    Obrigada, Roseana.
    Vai ganhar um pontinho no céu.
    Fiquei tão comovida com tudo, que fui procurar o Santuário de Covadonga no GOOGLE e vi coisas muito interessantes e bonitas, como por exemplo:
    Covadonga (em asturiano: Cuadonga) é uma vila no noroeste de Espanha, perto da montanha dos Picos de Europa, onde os cristãos da Hispânia venceram uma batalha contra os Mouros, cerca de 718 e 725. Esta foi a primeira vitória do Cristianismo ibérico sobre os mouros ocupantes, que ganhou um significativo simbolismo. Atualmente é um santuário.

    Junto à capela, sobre uma pequena colina que preside o vale está o Santuário de Covadonga, construída com uma pedra vermelha lindo contraste com o verde dos prados e florestas.

    "Por las mañanas, cuando la niebla cubre el valle de Covadonga y los duendes juegan en el bosque, es fácil ver el Santuario de Covadonga flotando sobre la niebla, como si estuviera contruido sobre el aire."

    Deixei esta última parte em espanhol por que achei tão bonito...
    Escreva mais, se puder
    Boa viagem!
    Bjs
    Angela

    ResponderExcluir