quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Quando era criança adorava o livro do Julio Verne, Viagem ao Centro da Terra.
Agora todos os olhos e corações se voltam para as profundezas da montanha enquanto os mineiros do Chile vão saindo, um por um. Até agora, enquanto escrevo , saíram 18 mineiros. O Chile conseguiu um feito incrível: alta tecnologia, ajuda de todos os lados e muito afeto levam a um desfecho positivo do que poderia ser mais uma tragédia. O mergulho dentro da mina também me leva ao livro Germinal de Émile Zola, com um final bem diferente e trágico. mas o que une tantas histórias de operários soterrados em minas é o descaso com a segurança. Mineiros sempre trabalharam em situações perigosas e o máximo de cautela seria o mínimo que se pode fazer por estas pessoas. Tomara que quando passe esta onda em torno do resgate os mineiros não sejam esquecidos. E que todos saiam sem maiores problemas.

2 comentários:

  1. Ontem a GLOBO.COM abriu um espaço autorizado pelo governo chileno para quem quisesse enviar uma mensagem para os mineiros. Eu escrevi algo como esperança, bem como esse seu poema que amo de paixão. Infelizmente eram apenas 140 caracteres e não pode ser enviado. Fui cortando vários pedacinhos, mas mesmo assim não consegui. Escrevi apenas três frases do que eu queria dizer, e aí, sim foi enviado.
    Mas eles ficaram com o meu e-mail sendo assim terei oportunidade enviar o seu poema.
    Vale a pena transcrevê-lo aqui.

    VIDA
    a vida entra por minhas janelas
    e com seus pregões e pássaros
    vai tingindo a casa
    devassando os sonhos
    desarrumando as sombras
    a vida com seus pequenos objetos fúteis
    entra por minhas janelas
    em vento cheio de gonzos
    e senta-te à minha mesa
    partilhando comigo o café.

    Viva a vida Roseana!
    Angela

    ResponderExcluir