quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DEUS É TEMPO

Ontem li um pequeno livro maravilhoso sobre Veneza: MARCA-D' ÁGUA do poeta russo Joseph Brodsky, Prêmio Nobel de Literatura de 1987. Não é um guia de viagem, não enumera museus, igrejas ou monumentos. É um guia de sensações, um convite para irmos junto , para nos esgueirarmos rente aos muros, para nos perdermos no meio da água e da névoa. Em seu texto tudo é instável, tudo é poesia:

"Sempre concordei com a idéia de que Deus é tempo, ou que pelo menos seu Espírito é. Talvez essa idéia seja até mesmo da minha própria lavra, mas agora não me lembro. De qualquer modo, sempre pensei que se o Espírito de Deus se movia sobre a face da água, a água tinha de refleti-lo. Daí meu sentimento pela água, por suas dobras, rugas, ondulações, e - como sou um homem do norte - por seu cinza. Simplesmente penso que a água é a imagem do tempo, e a cada véspera de Ano Novo, de modo um tanto pagão, tento ficar perto da água, preferivelmente , à beira de um mar ou de um oceano, para olhar o surgimento, a partir dela, de uma nova ajuda, um novo punhado de tempo."

Marca-D'água, Joseph brodsky, ed. Cosacnaify

Vamos colher com as mãos, com todo o cuidado, cada dia, um novo punhado de tempo que nos é oferecido.

5 comentários:

  1. Roseana: vamos colher sim ,a cada dia, o tempo que nos é dado viver.Com alegria e gratidão.Um ano novo assim pra vc e sua família.Beijos vaticinosos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caramba fico até sem ar toda vez que você faz poema novo. Quando não escreve algo novo, descobre através de alguma magia para o bem, um autor tão rico quanto você.
    Acho que vocês poetas, assim como os músicos e os artistas têm um gene diferenciado. Vocês fazem parte de uma única família que DEUS criou com todo cuidado e refinamento e, colocou em vocês toda a sua complacência. Esta família está espalhada por todo o planeta, levando poesia, amor, diversão, humor e beleza. Mas de vez em quando a família se esbarra e se reconhece.
    Legal isso. Encontrar no outro uma partícula de você e de DEUS.
    Feliz Natal, Feliz Ano Novo, Feliz tudo.
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir