segunda-feira, 28 de março de 2011

ANDRÉ

No dia 30 de março de 1969 nascia meu filho André em Juiz de Fora quando eu tinha 18 anos. O Brasil estava imerso em trevas, eu ainda não escrevia nada, fazia o último ano do Clássico e os jovens acabavam de incendiar Paris com suas novas idéias. Passei momentos difíceis pois tive infecção hospitalar e fiquei oscilando entre a vida e a morte. Escolhí a vida e desde então André tem sido meu sol com sua alegria amarela. Somos amigos de todas as horas e André me entende sem que eu precise falar. Hoje André e Dani, minha nora oriental, chegam a Saquarema para festejarmos seu aniversário no dia 30. Amanhã chegam Evelyn e Luis e a casa , como num quadro do Chagall ou num poema do Jules Supervielle, flutuará no céu.

11 comentários:

  1. Nossa você escolheu tudo de bom para colocar, hoje, nesse BLOG. As pinturas de Chagall e os poemas desse escritor que eu não conhecia.
    Fui pesquisar e, encontrei esse.
    Ele é um presente para o seu filho e para você também, pois tenho certeza que quando você oscilou entre a vida a morte provavelmente desejou isso tudo para o André.
    Eu achei lindo, olha só:

    Não sei como exatamente
    Mas terá o meu semblante,
    Eu que sou todos os mundos
    Com cada um de seus instantes.

    Vou separá-lo do resto
    E isolá-lo entre meus braços;
    Quero adotar os seus gestos
    Antes que seja o que será.

    Já posso vê-lo à janela
    De uma casa que ainda não há.
    Tateio-o, toco-o com os dedos,
    Dou-lhe forma sem querer,

    Dou-o a mim, tiro-o de mim,
    Pois tenho pressa de o ver!
    Observo-o tanto, retardo-o
    Por melhor o conceber!

    Às vezes, informe saltas,
    Te afastas e entras na noite
    Ou, crescido, tu me escalas
    E te tornas um gigante.

    Eu que a todo olhar me finto
    Quero-te ao longe visível,
    Eu que sou silêncio infindo
    Te ensinarei a palavra,

    Eu que não posso pousar
    QUERO-TE FIRME SOBRE OS PÉS,
    Eu que estou em toda parte
    Quero-te num só lugar,

    Eu que estou em minha lenda
    Sozinho como um cordeiro
    Perdido na mata horrenda,

    Eu que não como nem bebo
    Quero-te à mesa assentado
    Com tua esposa ao teu lado,

    Eu que sou supremo sempre
    E desconheço o cansaço,
    Eu que de mim nada faço,

    Pois que não posso terminar –
    Quero que sejas perecível,
    Serás mortal, meu menino,

    E eu te embalarei no berço
    Da terra, onde árvores cresçam.


    Tenha um belo dia, e no dia 30 abrace o seu filho por mim. Ele tem uma bela profissão.
    Carlos Drummond de Andrade, um dia escreveu assim
    “Dai, Senhor o mais fino paladar a quem tem por missão alimentar".
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo o poema de Angela, e que lindo é seu amor de mãe a André. Fiquei muito emocionada com as duas... Beijos.

    Sigo o seu blog e tenho me deliciado com seus posts, mas não atrevia a comentar, coragem surgiu.

    Quando li sobre o seu clube de leitura, fiquei encantada com o lugar que voce descreveu, com o bolo das meninas e sua generosidade em receber seus amigos na sua casa.

    Estou encantada!! Bjos.

    Maristela Melo do blog http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Angela, de quem é o poema? maristela, obrigada por escrever, fiquei radiante. Mais uma leitora que aparece para interagir com a gente! beijos nas duas, Roseana

    ResponderExcluir
  4. Roseana, na INTERNET aparece como poema de Jules Supervielle. Foi por essa razão que o coloquei no BLOG. Se está errado, por favor me fala.
    A minha professora na Faculdade, nos dizia para não acreditar em tudo o que sai na INTERNET,pois muitas vezes não é real.
    Quanto a você Maristela obrigada, por gostar do poema, mas se não for desse autor, rs,rs,rs, perdão para mim.
    O que você escreveu sobre o Clube do Livro, realmente é isso mesmo. Posso dizer que é algo divino.
    Beijinhos para as duas.
    Angela.

    ResponderExcluir
  5. Roseana, o título do poema é: DEUS PENSA NO HOMEM. Assim aparece na INTERNET.
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  6. Querida Roseana, meus parabéns,felicidades!
    tenho muitas novidades a respeito do CACS,vamos marcar um encontro na próxima semana ou assim que poder, deixo por sua conta.
    Abraço, Telma.
    P.S aproveito e envio o endereço eletrônico do CACS:
    http://cacs-saquarema.blogspot.com/
    e-mail:cacs.saquaremagmail.com

    ResponderExcluir
  7. Não conheço o poema, não posso dizer que é dele, pode ser, embora eu não reconheça as suas imagens. Mas é lindo e isso é bom.
    Telma, eu te aviso, estou meio enrolada com as próximas viagens.

    ResponderExcluir
  8. Ah! que bom Roseana.
    Eu também achei bonito,mas pensei que era dele.
    Quando abrimos o GOOGLE com a frase poemas de Jules Supervielle, aparece logo: DEUS PENSA NO HOMEM de Jules Supervielle - Poemas de reflexão.
    Obrigada por me ajudar a ficar menos envergonhada.
    Angela

    ResponderExcluir
  9. Talvez seja dele mesmo, não conheço toda a sua obra.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Roseana. Parabéns para o seu filho e para você! Que história maravilhosa. Festejam bastante a vitória da vida! Beijo grande!

    ResponderExcluir