sábado, 2 de abril de 2011

CASULO: A VISITA

Se você procurar a palavra "casulo" no dicionário Houaiss encontrará:
1- invólucro sedoso ou filamentoso construído pela larva de alguns insetos
2- invólucro de certas sementes como as do algodão.

Por ser invólucro, também penso em casa, em lugar protegido. E claro, todos sabemos que do casulo sairá uma linda borboleta depois de um tempo de gestação.Também pensamos em metamorfose.
Pois bem, a escola Casulo, que me recebeu em Rio das Ostras, é uma escola diferente. Seus alunos dizem que ela parece um clube.Tem aula de tudo: teatro, dança, música, (tem até uma orquestra!)história da arte, natação. Tudo é feito com alegria e a diretora Rose até parece uma sereia, ondulando por todos os espaços. As crianças aprendem criando, fazendo arte e a biblioteca se transformou num espaço multimídia para mostrar o espetáculo que criaram com meus poemas: mistura de tecnologia com o milenar teatro de sombras.Há um lindo auditório , acolhedor, para que as crianças e jovens encenem suas peças e mostrem seus trabalhos. Há um laboratório de ciências que é também uma cozinha experimental.Todas as disciplinas dialogam entre si e os professores são amáveis e se comunicam. O resultado disso tudo é um aluno que pensa, que questiona, um aluno gentil e educado. Na hora do recreio o clima é descontraído, ninguém se atroplela e não vi em nenhum momento nenhum tipo de agressão entre os alunos. Assisti a vários recreios. A escola tem 900 alunos e flui.
Infelizmente uma escola como a Casulo que deveria ser a regra, é rara. Pensar a educação como matéria viva, pulsante, em transformação, faz toda a diferença. E Rose, a diretora, está o tempo todo trazendo seminários e oficinas para os professores.
Evelyn, minha irmã, deu uma oficina de cerãmica para os alunos. Fizeram máscaras e azulejos e estavam felizes demais.
Fui recebida com muito carinho por Zilma , que me fez o convite, por todos os professores e por Rose e Roberto, os diretores. Meus poemas estavam espalhados pela escola em quadros imensos e impactantes. E apesar de estar junto com os pequenos da quarta série, dois alunos do ensino médio me entrevistaram, depois do espetáculo das crianças: são poetas e estavam muito interessados.É a demonstração de que na escola tudo circula.
Que mais e mais escolas possam se banhar na experiência da Casulo para que em breve tenhamos seres humanos melhores.

4 comentários:

  1. Roseana: a escola Casulo me trouxe boas recordações da escola cooperativa Gralha Azul,onde trabalhei até 2007( é uma longa história,a ser contada face to face..rs).Casulo é uma escola pública ou particular? Não que isso tire o mérito da questão,é só uma curiosidade minha.A escola da Ponte,em Portugal,a escola de Joenville,que vc visitou no ano passado...temos muita coisa legal acontecendo.Pena que a mídia,na sua maioria, não tem interesse pelas notícias boas.Obrigada por compartilhar sua visita conosco.Beijos educadores e esperançosos.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, maria neuza, a escola é particular, mas felizmente ela existe e é para ser copiada.pena que estas escolas não são a regra, mas a excessão. Aguardo a tua visita para me contar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roseana, hoje aqui no Casulo lemos o seu blog e ficamos muito felizes de saber que vc gostou tanto de seus dois dias aqui conosco. Só para lembrar, que tudo que fizemos, todos os projetos que foram desenvolvidos, só ficaram tão lindos, porque antes de qualquer coisa nossos alunos foram tocados e sensibilizados pela sua poesia. Ficamos também orgulhosos dos seus comentários sobre nossa escola. Como vc deve imaginar construir diariamente uma escola assim dá muuuuiiitttooo trabalho, mas são comentários como os seus que nos dão forças para continuar, um dia de cada vez, um projeto e um sonho de cada vez. Obrigada mais uma vez.
    Rosekel Meirelles (C. E. Casulo)

    ResponderExcluir
  4. Beijos Rose, adorei tudo mesmo. Um beijo em todos.

    ResponderExcluir