sexta-feira, 15 de abril de 2011

EM CASA

Cheguei tarde ontem. Hoje cedinho de manhã, ao abrir a porta da varanda, parecia um sonho, tudo o que passou e tudo o que existe. Saquarema é belíssima e o céu e o mar estão completamente azuis.Os encontros com as crianças do Sesi foram maravilhosos e as pessoas me cercaram com seu carinho, seus afagos e aconchegos.Nem sei como agradecer por uma viagem tão linda. No aeroporto de Campinas entrei na livraria para comprar o meu "livro de aeroporto". Vou farejando até encontrar um que me agarre pois tenho que passar aquelas horas da melhor maneira possível. Eu havia terminado na véspera de ler o livro Lituma nos Andes, do Vargas Llosa, um livro antigo que eu não conhecia. O livro me deixou despedaçada, é muito triste. Queria alguma coisa mais leve. E encontrei. O livro se chama Mil dias na Toscana , da Chef de Cozinha e jornalista Marlena de Blasi. Como estou indo para a Toscana dia 4 de maio, o livro veio no momento exato. É belíssimo, não é um relato de viagem, é uma maneira de ver a vida, a busca pelas coisas simples. Estou terminando e amando.Não percam hoje a reportagem no jornal O Globo, África, o berço da linguagem.

8 comentários:

  1. Que bom Roseana que você chegou sã e salva para escrever tudo o que existe de bom.
    Ontem eu fui a uma médica que conhece você e seus livros. Ela riu muito da minha maneira de descrever os seus escritos.
    Eu disse o seguinte:
    _ Caramba, Doutora, qualquer coisa que ela escreve- pode ser a mais insiginificante- a coisa ganha vida.
    Quando ela escreveu sobre os bondes (eu amo de paixão) eu tive a impressão de que os bondes estavam andando e, enfeitados porque ela consegue colorir o que escreve.
    Ela deveria dar aula de como se escreve. Ia ganhar uma grana preta.

    Roseana, brincadeiras a parte... mas é assim que eu sinto quando leio o que você escreve
    Obrigada pelas indicações de livros, filmes e programas.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Angela, você espalha afeto. Obrigada!!! por ser minha leitora.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que nada... eu é que fico feliz. Já estou imaginando a sua viagem à Toscana.
    Você vai pisar em terras de meus antepassados. Meu avô era italiano e se orgulhava muito disso. Quando chegou ao Brasil ele procurou um lugar que tivesse um clima parecido com o da Itália, mas não encontrou logo, pois ele chegou ao Rio de Janeiro.
    Um amigo lhe ofereceu um terreno em Copacabana, mas era deserto na época, ele não gostou. Depois moraram em Icaraí em frente ao mar, mas como dizia ele, não era bem isso o que queria. Aí, então outro amigo mostrou-lhe um terreno enorme em Nova Friburgo na Nova Caledônia e ali, sim, ele teve o seu último filho (meu pai) onde construiu um sítio enorme aonde chegavam inúmeros visitantes. Dizia ele que o Brasil era uma terra abençoada. Tudo o que ele plantava nascia, sem tanto sacrifício como era na Itália.
    Anos depois quando ele faleceu, os filhos mais velhos (muitos já casados) não quiseram continuar ali, e venderam aquele sítio enorme. Ele era tão grande que foi repartido em lotes e o primeiro lote foi vendido para um casal alemão.
    O nome do meu avô SALVADOR QUINTIERI ainda permaneceu na entrada do sítio. Meu pai nos levou lá quando eu tinha uns doze anos e vi o nome dele: “SÍTIO SALVADOR QUINTIERI”.
    O casal alemão que nos recebeu disse que por respeito ao belíssimo trabalho que o meu avô desenvolveu naquelas terras a ele não teve coragem de retirá-lo. Nunca vi meu pai chorar de tanta emoção.
    Ao ler o seu BLOG fiquei sem fôlego, só de lembrar de tudo, bem como de imaginar o que você vai ver. Tomara que lá, tenha bastante LAN house, e você tenha fôlego e paciência para nos contar tudo.
    Bem... é só isso.
    VIVA A ITÁLIA!

    ResponderExcluir
  5. TOSCANA...HUMMM! To até sentindo os cheirinhos...Olá, Roseana!
    Tá lembrada de mim?? Te entrevistei no colégio Casulo!HAHA' To adorando teus textos.SS MEUS PREFERIDOS SÃO AQUELES DAS CORDAS... Visita meu BLOG ? ( http://perlatons.blogspot.com/ ) A gente fez aquela entrevista pro Jornal lá da escola. Temos, inclusive, uma página na internet...dá uma olhadinha também, se puder? Postamos a reportagem. :* ( http://jornalcasulo.blogspot.com/ ) FAÇA UNS COMENTÁRIOS LÁ! :**

    ResponderExcluir
  6. Vou olhar sim e deixar um cometário. Claro que lembro de vocês, adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  7. Angela, sim , na Toscana entrarei nas lan houses para contar. Juan quer ver seus amigos pois viveu 40 anos na Itália.

    ResponderExcluir
  8. Caramba,o Sr Juan pode se considerar meio italiano.
    Que bom para ele, bem como para você.
    Boa viagem, desde já.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir