domingo, 3 de abril de 2011

ESCOLA PÚBLICA OU PARTICULAR?

Depois que contei minha visita ao Casulo em Rio das Ostras, a leitora do blog Maria Neuza me pergunta se a escola é pública ou particular. Infelizmente é particular e felizmente a escola existe. Infelizmente porque as escolas públicas deveriam ter uma educação integrada com a arte e o pensamento e não é o que vemos. Agora imaginemos o Brasil inteiro com escolas assim, guardando as proporções. Mudaríamos o país. Esta é a revolução possível. Teríamos milhões de artistas, cientistas, arquitetos, engenheiros, urbanistas, astrônomos, etc, etc. O brasileiro é muito criativo. A vanguarda vive aqui.

Infelizmente a Secretaria de Educação de Saquarema não encontra mais tempo para os nossos encontros literários com alunos ou professores ou apenas professores. O Projeto "Uma Onda de Leitura" existe, mas não participo mais, mesmo doando gratuitamente meu trabalho. Sinto uma tristeza imensa, como quando a mãe olha do portão o filho indo embora. Felizmente ainda tenho o Clube de Leitura . Para o nosso próximo encontro tenho uma surpresa guardada no bolso, contarei um pouco antes. Bem diz o ditado que santo de casa não faz milagre, me levam para tão longe e ainda por cima pagando e eu aqui querendo doar o meu trabalho para a cidade que tanto amo... e não precisam mais de mim.

Leio sobre uma experiência maravilhosa: A Think Global School, com sede em Estocolmo, criou uma escola itinerante. Quinze adolescentes irão estudar em doze países nos próximos quatro anos. A idealizadora é Joann Mcpike, uma neozelandesa que pensou em dar aos jovens a oportunidade de conhecer o mundo e suas experiências. Cada trimestre será cursado em um país, durante todo o ensino médio.

2 comentários:

  1. Roseana: maravilha de experiência essa de Estocolmo...ainda estamos anos -luz disso mas sei que coisas boas tb acontecem aqui.Uma pena que a Secretaria de Educação de Saquarema não encontre espaço pra vc e sua poesia.A burocracia mata ! Mas não desanime,outros lugares te chamam,te admiram e sabem do valor da arte no processo educativo.Beijos solidários.

    ResponderExcluir