segunda-feira, 4 de abril de 2011

POESIA: UM OFÍCIO

A ed.Objetiva me enviou pelo correio, como antigamente, a última prova do meu livro Roseana Murray , poemas para ler na escola. Passei algumas horas debruçada sobre os poemas como sobre uma ponte e lá embaixo um rio turvo. Não gosto de revisar meus poemas, eles me provocam uma sensação estranha, quase de náusea. Saber que é minha última chance de interferir antes que saiam publicados, é aterrador. Eu havia concebido o livro de uma maneira e a organizadora, Hebe Coimbra, fez outra arrumação.Como eu já tinha um determinado livro na cabeça, é difícil conviver com o novo livro. Mas tento me lembrar de que o leitor não sabe nada disso, ele só conhecerá o livro em sua versão final. É uma antologia e eu havia separado os poemas por livro. Agora estão todos misturados.O Juan me diz que o livro está lindo e na editora todos gostaram. Então suspiro e aguardo.E uma alegria imensa me invade.Que maravilha poder publicar. É um grande privilégio publicar e ter leitores.E quando o livro chegar em Saquarema pronto e eu tocar em seu corpo,alguma coisa mágica acontecerá, estaremos ligados para sempre. Um livro é quase um filho.
Estou atenta, pronta para recomeçar: há que apanhar a poesia em pleno voo. Tenho um caderno com o Diário da Montanha e quando voltar a Visconde Mauá continuarei a escrever a mão os poemas que a montanha amorosamente irá me oferecer.

3 comentários:

  1. Roseana, é um privilégio ser sua leitora.
    Que bonita essa sua relação com as obras: um pouco de ciúme e ansiedade na espera, como a um filho mesmo.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. Oi , Roseana !
    Você esteve na escola sesi- rio claro -SP dia 12/04
    AMEI sua palestra ,suas poesias bem criativas,com diversas palavras que pude estar conhecedo.Aproveitando a leitura, mais a que mais gostei foi:"Uma gata no coração ".Onde você demonstrava através do livro um amor muito grande pela sua gata Babel.
    Bom,amei tê-la presente na minha escola . Adoraria que voltasse outras vezes .
    Abraços
    Aluna da 7ªD

    ResponderExcluir