quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMO NUM FILME

As 9hs da manha ja estava outra vez Giuseppe Marchetti, da agencia My Tours, nos esperando , com a cortesia de sempre. Começamos nosso passeio por Monteriggiono, uma cidade medieval com a muralha e portas intactas. A construçao da muralha data de 1213! A cidade e tao pequena que so tem 48 pessoas, mas com uma praça magnifica, a Piazza Roma com um poço no meio e um hotel sofisticadissimo, de 4 estrelas. A vista da muralha e deslumbrante e o calçamento das ruas , intacto, lembra o de Paraty.Suas casas sao muito bonitas, de pedra e tijolo.
Entao fomos ate a Fortaleza de Poggio Imperiale , imensa, com uma muralha de 12 hectares e tambem suas portas ai estao. Dentro ha um museu super interessante com utensilios e paineis com desenhos de conmo seriam as casas dos primeiros habitantes.
Chegamos a San Giminiano pela Via Vechia e a vista da cidade de longe impressiona. Ha algumas torres, mas na Idade Media eram mais de setenta e sao lindissimas. Diz Giuseppe que la no alto da torre ficava a cozinha , por segurança. Ja que em caso de incendio nao colocava toda a casa em risco. Cada casa tem o seu brasao. Mas acontece que a cidade, simplesmente deslumbrante, estava cheia de gente, centenas e centenas de turistas e uma feira horrorosa, de produtos chineses ocupava duas praças, as mais belas. Era insuportavel caminhar e o barulho era um insulto para com a cidade.
Na Piazza de la Cisterna ha uma torre que se chama Torre del Diablo, porque possui uma cicatriz imensa que parece uma flecha e se diz que foi feita pelo diabo em pessoa. So muito la dentro pudemos encontrar uma praça vazia: a Piazza Luigi Pecori, linda e nao havia nem mercado nem pessoas.
Passamos depois por Linari, um burgo medieval com 10 habitantes e em Sant'Appiano vimos uma Igreja romanica estonteante, e na frente dela algumas colunas romanas, quem sabe ai havia um templo romano.
Castellina nel Chianti e pequena e charmosa e ha uma passagem medieval que era usada para fins religiosos e profanos, super interessante. Nesta passagem consegui finalmente falar com meu filho Guga para saber se ele sentiu o terremoto em Granada ontem e me disse que nao.O terremoto foi sentido ate em Madrid. Soube hoje pela manha e fiquei assustada.
E finalmente conhecemos uma propriedade maravilhosa, um sonho: Podere Casanova di Sant'Anese. Seu proprietario, Silvano , nos recebeu em pessoa. Ele produz vinho, vinagre balsamico, cremes para o corpo. Mas sua historia e fantastica: ele comprou a propriedade completamente decadente e refez tudo. A casa, replantou as vinhas, etc. Ao replantar as vinhas descobriu uma especie que era considerada extinta e conseguiu reproduzi la. Fabrica entao um vinho branco com estas uvas como se fazia no seculo XII. E achou um pergaminho, ao refazer a casa, que continha uma receita de oitocentos anos. Assim fabrica um vinho especialissimo, seguindo esta receita. Toda a sua produçao e pequena, biologica e seu vinho tinto e excelente. Alem de produzir tambem seu proprio mel e fazer os cosmeticos com tudo o que planta, ele tem em casa uma escola de cozinha e ai chegam pessoas do mundo inteiro. Quem quiser pode olhar o seu site: http://www.tenutacasanova.it/
Afinal , a Toscana pode se escrever com 3 palavras: videiras, oliveiras, trigo. Pao, azeite e o melhor vinho do mundo!
Agora, antes de subir ao quarto , como prometi, escrevo no blog. Nos diz Giuseppe, nosso motorista, que deixaremos saudades.
Amanha bem cedo iremos para Veneza, e nos encontraremos com Maya, minha enteada, e Kira, nossa netinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário