terça-feira, 31 de maio de 2011

O MISTÉRIO DOS PEPINOS ESPANHÓIS

Já morreram 15 pessoas na Alemanha , ao que parecia, envenenadas por uma bactéria em pepinos espanhóis. Mas acontece que na Espanha ninguém foi contaminado. Agora a Alemanha reconhece, depois de ter suspendido as importaçoes dos pepinos, que talvez a contaminaçao tenha se dado na Alemanha. Como ? Nao sabemos. Mas talvez muitos agricultores tenham se arruinado.

E leio hoje no El País uma entrevista maravilhosa de um diplomata alemao que se naturalizou francês, sobrevivente de vários campos de concentraçao, judeu, ativista da Resistência. este jovem senhor de 93 anos,Stéphane Hessel, acaba de escrever um livro manifesto, como o "Eu acuso" do Zola, chamado "Indignai-vos!". Este pequeno livro está circulando na Espanha como uma labareda incendiando os coraçoes dos jovens espanhóis. Ele nos diz o que toda pessoa de bom senso sabe: que progresso nao significa ganhar dinheiro a qualquer custo, destruindo o planeta ou pisando em nossos semelhantes. Que precisamos acordar as palavras adormecidades como bondade e solidariedade. Que o outro tem que ser o nosso espelho e nao o nosso inimigo.

5 comentários:

  1. Paulo Freire já dizia:não devemos perder a indignação.Eu procuro sempre me indignar e procuro fazer alguma coisa de concreto...beijos esperançosos de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. "Que precisamos acordar as palavras adormecidades como bondade e solidariedade. Que o outro tem que ser o nosso espelho e nao o nosso inimigo." Ainda hoje falava sobre isso...Mundo carente o nosso!

    ResponderExcluir
  3. Posso convidá-las a visitar o "Simples Rabiscar" ?
    http://luvivendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lucilia, nao conseguí abrir teu blog.Manda o endereço outra vez. Será que tem alguma coisa errada?

    ResponderExcluir