terça-feira, 21 de junho de 2011

APUCARANA

Leio no O Globo a experiência de Educação Integral em Apucarana, no norte do Paraná, município de 120.000 habitantes. Há dez anos com educação em horário integral na Rede Municipal, num total de 9.000 alunos. As crianças ficam na escola de 7.30hs até às 16.30hs e depois das aulas seguem para o reforço escolar onde cada aluno é acompanhado em suas deficiências e dificuldades. Há oficinas de balé, artesanato, etc. Os professores ganham um salário médio de 1.600,00 e os índices de aproveitamente escolar são magníficos. A evasão é quase nula e os pais participam de perto da educação dos filhos. Qual o segredo para o que seria o modelo para que o Brasil saísse do atoleiro educacional em que se encontra? Apucarana investe mais do que os 25% que a lei obriga: ela investe 32%! Há que copiar Apucarana em todo o Brasil!!!
Uma outra reivindicação seria os deputados ganharem o mesmo salário que os professores. Por que um deputado se considera melhor do que um professor?

Recebí a nova edição do meu livro Caixinha de Música, ed. Manati , com nova capa. Nunca imaginei que uma capa pudesse mudar um livro, mas sim, é outro livro. Ficou muito bonito!

O LAGO E A LUA

Na pele da água
do lago
onde a lua flutua
como um barco,
a Lua é tatuagem
de prata.

Se balança a Lua
feito um gato,
equilibrada num fio
de vento.

Vai e vem
vem e vai
cai não cai...
a Lua do firmamento.

in Caixinha de Música, ed. Manati

3 comentários:

  1. Roseana: livro com capa nova,livro novo uai....O que falta pra nosso sistema esducacional sair do atoleiro é simplesmente vontade política..ainda bem que existem modelos pra serem seguidos...beijos friorentos e divinopolitanos da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. qual foi a obra que você mais gostou de recitar?
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. Yuri, não sei do que você está falando.
    Maria neuza, vamos ver se consigo postar este comentário! Roseana

    ResponderExcluir