segunda-feira, 27 de junho de 2011

CAFÉ DA MANHÃ COM PROFESSORES

Ficou tudo combinado com a Secretaria de Educação: dia 30, quinta-feira, teremos um café da manhã aqui em casa com vinte professores. Escolho cuidadosamente um texto que me facilite as coisas, pois quero falar da importância de se ler um poema, um conto, uma crônica, com o único propósito de sentir e discutir o texto. Como precisamos afiar uma faca para cortar legumes e para isso preciso de uma pedra de afiar, precisamos afiar o pensamento constantemente e a literatura é a melhor pedra mágica que existe. Não sei como anda o Projeto Uma Onda de Leitura, que estabelecemos em Saquarema em 2003, mas o seu propósito é formar leitores críticos e para isso precisamos de professores leitores.
Uma professora de Niterói me escreve pedindo para entrar no Clube de Leitura da Casa Amarela, mas nenhuma professora de Saquarema pede para entrar no Clube, o que me entristece bastante. Uma professora leitora sabe que tem que abrir janelas em sua sala, janelas para a arte, a literatura, o pensamento, para que se possa respirar. Quem não é leitor aceita e mastiga o mundo como um ruminante passivo.

2 comentários:

  1. Roseana: acabo de voltar de Lavras,passei o feriado todo com 4 adolescentes,"ensinando"-lhes dissertação.Mesmo com texto árido ,leio poemas e os relaciono com temas jornalísticos.Essa é minha maneira de abrir minha janela....desejo sucesso no seu café com professores...beijos friorentos e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, essa é uma grande idéia! Aqui também está bastante frio. Mil beijos.

    ResponderExcluir