sábado, 18 de junho de 2011

A LINGUA DAS MARIPOSAS

Quando vivia em Madrid , Juan me deu um livro de contos de um escritor da Galícia, Manuel Rivas e um dos contos era inesquecível e eu o guardei completamente na memória. Ontem, por acaso, vi o filme do conto: A Lingua das Mariposas, que Evelyn, minha irmã e Luis, seu noivo, me trouxeram. O conto-filme começa um pouco antes da Guerra Civil Espanhola e gira em torno da figura de um professor, um aluno, sua família. O professor é uma figura maravilhosa, um homem fantástico, que ensina as matérias aos alunos brincando, com poesia, indo ao campo observar a natureza. O professor é ateu e republicano e seus ideais giram todos em torno de democracia e liberdade.Então explode a Guerra Civil e não vou contar o que acontece.O filme é perfeito e desmonta o nosso coração.
Juan sempre me falou do seu pai Guillermo, professor também na Galícia,como o professor do filme. Guillermo improvisava com seus alunos exercícios de liberdade. A escola era na própria casa em que viviam, e graças ao amor que todos lhe devotavam conseguiu sobreviver, pois o escondiam. Mas foi castigado pelo regime de Franco, recebeu pontos negativos, porque seus alunos, quando saiam da sua escola e iam fazer o segundo grau, perguntavam demais. E nas ditaduras não se admitem perguntas.

2 comentários:

  1. Roseana: assisti ,há anos,A língua das mariposas...lindo e triste...agora me deu vontade de ler o livro de contos..aiai...beijos sempre querendo ler mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza,faz tempo que não conseguia postar um comentário e descobrí o problema, acho.
    O filme e o conto são lindos, amei.

    ResponderExcluir