quarta-feira, 6 de julho de 2011

DE MALAS ABERTAS

Novamente minha mesa de trabalho se enche de mapas e lugares desconhecidos para onde vou nos próximos meses. A agenda está ficando lotada, quase não cabe mais nenhuma viagem. Mas agora as malas estão abertas para uma viagem muito especial: dia 15 vou para Visconde de Mauá, para a minha casinha dentro da mata, vou para escrever. Levo o caderno onde estão sendo rabiscados os poemas do Diário da Montanha, que a ed. Manati publicará ano que vem se eu conseguir terminá-lo. Vou passar oito dias e sei que aí o frio está intenso. Tenho saudades do meu filho André que mora no sítio com seu restaurante Babel, tenho saudades da minha casa que foi recuperada para me abrigar.
Então volto ao Bachelard, A Poética do Espaço, que é um dos livros da minha vida e ele me diz:

" Porque a casa é o nosso canto do mundo. Ela é, como se diz amiúde, o nosso primeiro universo. É um verdadeiro cosmos. Um cosmos em toda a acepção do termo. Vista intimamente, a mais humilde moradia não é bela? Os escritores da "casinha humilde" evocam com frequencia esse elemento da poética do espaço"

Tenho a minha casinha humilde para fabricar poesia. Ela é atemporal.

5 comentários:

  1. Caramba, Roseana, se agasalha bastante. Eu estou muito gripada e com muita febre, mas lendo, hoje, o seu BLOG fiquei mais animada.
    Ontem, você não vai acreditar, mas eu escrevi alguma coisa sobre CASAS. Eu acho que a febre fez isso.
    Vou arriscar e colocar no seu BLOG para a sua crítica.

    CASAS, SEMPRE CASAS.

    Tem casas que recebem
    Tem casas que sempre falam
    Tem casas que às vezes escutam
    Mas com certeza as casas guardam em suas paredes,
    um pedacinho da gente,
    um pedacinho da nossa alma,
    um pedacinho do nosso jeito.

    Eu sei Roseana, que esse poema, haicai, ou sei lá o que, não chega nem um pouquinho perto dos seus pés, mas gostei de tê-lo escrito.
    Tenha um belo dia.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Angela, nós não estamos competindo, não é? Cada um tem o seu jeito de escrever poesia. Não é um haicai, pois não tem três sílabas, mas é um poema e muito bacana. Coincidência incrível! E melhoras para a gripe.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que não estamos competindo, mas eu fico com vergonha. Você é uma tremenda poeta e super respeitada.
    Então eu venho com essa coisinha, ah! ah! ah! Eu só o coloquei por causa do que você escreveu hoje.
    Eu tentei escrever um haicai, mas ficou horrível. Então escrevi mais um pouquinho e virou esse poeminha.
    Fico feliz porque você achou bacana.
    Obrigada, dessa vez ela me pegou de jeito, mas estou me tratando.
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Roseana: boa estada na sua casinha mágica e volte pra nós,reabastecida pelo carinho do filho e norinha.O meu caçula chegou hoje da França,amanhã chega Iara,a norinha.Conto os dias para abraçá-los.Beijos amigos e já saudosos.

    ResponderExcluir
  5. Maria Neuza, ainda tenho muitos dias para escrever no blog, mas Mauá já está no horizonte. Que maravilha a chegada do filho e da Iara.Um beijo especial para ela.E que de longe cante para nós.

    ResponderExcluir