segunda-feira, 11 de julho de 2011

NA CASA DA POESIA

Saiu uma matéria belíssima na Revista Panorama Editorial sobre a Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Num casarão na Avenida Paulista a poesia tem a sua casa. Frederico Barbosa, seu diretor executivo nos conta como seduzir o leitor:
" Mas como fazer a poesia chegar às pessoas?" Frederico lembra de um episódio exemplar. Diz ele: " Eu dava aulas em um cursinho, à noite e havia uma turma muito difícil. Um grupo de dez rapazes ficava no fundo,fortes, de camisetas pretas, turma do heavy metal.Um dia falei em poesia - contava histórias de românticos, a primeira foi de Lorde Byron, eles gostaram de sua vida de aventuras. Outro dia contei um episódio e disse que eles tinham obrigação de conhecer, já que usavam a camiseta do Iron Maiden. Perguntei qual a maior música deles? "Fear of the dark", responderam.
Não, disse Frederico Barbosa, era Rime of the Ancient Mariner, baseada no poema narrativo com o mesmo nome da autoria do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834). " Levei um livro com o poema, dei para eles lerem. A namorada de um deles me contou que viraram meus fãs, começaram a gostar da aula".
Ele diz: " Por que muitas campanhas de leitura não dão certo? Porque são feitas por gente que não gosta de ler de verdade. (...) É absurdo achar que o povo não tem condição de ler coisa boa, é preciso ter mediação, que fará com que eles cheguem lá."
Ele conta que já foi a muitos congressos em que professores diziam: "Eu mostro aos alunos que ler é importante, faz subir na vida". Frederico discorda: "Primeiro, quem fala que ler é importante não gosta de ler. E livro não faz subir na vida." E ele continua falando de como só podemos passar adiante a paixão de ler com paixão e sem clichês. E nos conta da explosão de poesia que tomou conta para sempre da Casa das Rosas, que recebe poetas do mundo todo.

2 comentários:

  1. Roseana:depois que li o livro "Como um conto" de um autor francês,comecei a ler poemas e livros na sala de aula pros meus alunos do segundo grau..sem cobranças... eles apenas ouviam.Hoje eles comentam( a maioria já na faculdade) como gostavam desses momentos.Beijos felizes em conhecer Frederico Barbosa.....beijos gratos,leitores e amigos.

    ResponderExcluir
  2. É isso, Maria Neuza, poesia é música, é para ouvir.

    ResponderExcluir