sexta-feira, 1 de julho de 2011

NÃO FAZ TANTO TEMPO ASSIM...

Ontem, o fundador do jornal El País de Madrid, Juan Luis Cebrian, escreveu um artigo maravilhoso por ocasião da fundação do jornal, há 35 anos atrás. Ele relembra, com humor e poesia, o que era a Espanha naquele tempo e o que é hoje. Além de ninguém poder votar, a mulher não tinha nenhum direito, era um objeto do lar, um jarro que respirava (como diz o Eduardo Galeano ), o marido podia matar se a mulher cometesse adultério, um crime contra a honra, livros eram proibidos, filmes eram proibidos, o ar que se respirava cheirava a prisão.A sociedade , amordaçada, só podia ler nos jornais o que o Estado Todo Poderoso queria. A palavra liberdade, em qualquer âmbito, era proibida. Hoje, apesar da crise economica, a Espanha é livre, as mulheres são donas da sua vida, há divórcio, aborto, os homossexuais não precisam se esconder no armário e no interior da Espanha ninguém mais anda descalço, como naquela época, por não poder comprar sapato. E os jornais circulam livremente, com suas idéias. O que diz Cebrian é que, não faz tanto tempo assim, o mundo era muito pior. E dentro de 35 anos, não sabemos como será o mundo, mas sabemos que cada vez mais aumentarão os leitores e não importa se vamos ler em suportes de papel ou de luz, ou nas nuvens, o que importa é que poderemos ler livremente.

3 comentários:

  1. Nossa, eu não consigo pensar num tempo assim. Para mim liberdade é a palavra mais linda e a mais importante do mundo e tem um significado, ainda mais abrangente.
    Liberdade para mim é tudo.
    Que bom que a Espanha tenha reconhecido isso.
    Bom para ela.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Nós tb passamos por uma ditadura e bem longa.

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim Roseana. Quando acabei de ler o que você escreveu eu me lembrei daquele tempo. Foi terrível, mas graças a DEUS podemos respirar um pouco melhor...
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir