terça-feira, 12 de julho de 2011

NÃO VIOLÊNCIA

No dia do café da manhã com os professores aqui na minha casa, um professor contou que estava fazendo um projeto sobre a violência e eu sugerí que falasse da não violência, pois é a melhor maneira de abordar o tema, eu penso. Stéphane Hessel, o jovem senhor de 93 anos que escreveu o manifesto Indignai-vos, dedica um capítulo à não violência. Ele diz: " Estou convencido de que o futuro pertence à não violência, à conciliação de diferentes culturas. É por esta via que a humanidade deverá superar a próxima etapa".
Foi através da não violência que Gandhi conseguiu a independência da India e que Mandela conseguiu impedir uma guerra civil.Somente através da não violência o mundo poderá encontrar uma saída. Mas leio no O Globo que em 1427 escolas em nosso país os professores já viram jovens armados. Deveriam estar com um livro entre as mãos e não com uma arma.

2 comentários:

  1. Roseana: concordo com vc..devíamos falar da não-violência.Acabo de ler um artigo na Revista Vida Simples: ,um rapaz saiu pelas ruas de Sampa na hora do almoço com cartazes amistosos: SorriA! Sonhe! Seja gentil! e vários outros.E logo me deu a idéia de fazer essa intervenção aqui no meu prédio,incluindo mensagens de não-violência e de versos otimistas.Depois te conto a reação das pessoas...beijos notimistas.

    ResponderExcluir
  2. A idéia é ótima mesmo.Me conta depois, Maria Neuza!!!
    Também acho que nas escolas as crianças deveriam escrever poemas nas paredes.

    ResponderExcluir