domingo, 31 de julho de 2011

POESIA PARA JOVENS II

Infelizmente Vera não vai publicar seu belíssimo artigo sobre a minha poesia na Revista da Unesco, pois enviei para algumas pessoas e não posso garantir o ineditismo do artigo. Fiquei muito triste mesmo, me senti como uma criança quando é castigada por ter deixado cair no chão um vaso de cristal. Mas o artigo estará publicado no site provavelmente a partir de amanhã e espero que seja lido. Transcrevo aqui um pedacinho do artigo:

"Entre os primeiros poetas a abrir espaço para o público jovem destaca-se Roseana Murray, uma carioca que estreou na literatura em 1980, com Fardo de carinho, um livro de poemas infantis que deixa entrever um parentesco estético com Ou isto ou aquilo. Desde então, essa poetisa vem construindo uma obra sólida e constante, de amplo reconhecimento da crítica, o que se evidencia nas sucessivas premiações e nos estudos críticos sobre sua obra, realizados principalmente nos programas de pós-graduação em Letras. Em 2004, por exemplo, Sonia Maria dos Santos Menezes defendeu sua dissertação de mestrado sobra essa autora, sob o título De água e de ar: a poesia de Roseana Murray, estudo que retomaremos nesta exposição.
Roseana tem algumas obras narrativas, mas seu território essencial é a poesia, que ela produz em gradações diversas, ora mais voltadas para um público infantil, ora para jovens ou mesmo para leitores adultos. As distinções de tom, vocabulário, temas ou recursos estilísticos às vezes são tão sutis que o leitor fica em dúvida sobre qual seria o público-alvo pretendido. Frequentemente o formato e o projeto gráfico, ou, ainda, o catálogo da editora, mais do que os textos em si, é que dão essa resposta.
Se o destinatário dos poemas de Roseana Murray nem sempre é claro, a sua leitura autoriza duas certezas: de que se está diante de textos genuinamente poéticos e de que a autora não subestima a inteligência do leitor com facilitações e redundâncias
"
Vera Tiezman

Nenhum comentário:

Postar um comentário