domingo, 7 de agosto de 2011

ENCONTRO DO CLUBE DE LEITURA DA CASA AMARELA

Cada vez mais , nós do Clube de Leitura da Casa Amarela, somos uma família. Reunidos para comentar um livro, ontem, O Amor nos Tempos do Cólera, do Gabriel Garcia Márquez, nos emocionamos, rimos, quase choramos, numa comunhão mágica. Hélio e Fernando , nossos amigos, vieram pela primeira vez. Maya , nossa filha e Kira, nossa neta, estavam presentes.Começamos nosso encontro com Evelyn, minha irmã, nos contando que no México, na década de 70, foi a um churrasco onde estava Gabo, e a dona da casa foi correndo buscar um livro para ele autografar, mas o livro não era dele e sim do Octávio Paz! Então Juan contou os vários encontros que teve com Garcia Márquez, falou de sua vida, de como continua até hoje sendo jornalista, de suas idéias políticas, do seu bom humor, de como ama os amigos. Então Pepito leu em espanhol alguns parágrafos do primeiro capítulo. Thaís começou a falar pela imagem da capa. Maria Clara nos fala de como o livro começa com uma morte e um cheiro. E num encadeamento maravilhoso fomos nos lembrando dos detalhes, da riqueza dos personagens, do vocabulário da linguagem, dos exageros e desembocamos no rio final, no rio da ficção, onde os amantes ficam para sempre, sem aportar, sem chegar nunca em nenhum lugar, a terceira margem do rio.
Então Francisco leu um poema que nasceu a partir do livro, Pepito leu um poema em espanhol sobre a passagem do tempo, poema belíssimo que deixou todo mundo com um nó na garganta, Maria Clara leu um poema sobre a morte da sua madrinha.Eu li um poema da Angela que não estava mas que estava presente em pensamento.
Evelyn, que está de mudança para Visconde de Mauá, onde terá pouco espaço trouxe 3 caixas de livros maravilhosos . Todos podiam levar quantos livros fossem capazes de ler e o que sobrou foi doado para a Biblioteca Pública de Duque de Caxias que eu conheço e é uma biblioteca muito frequentada.]
Vanda preparou um bobó de camarão no fogão de lenha. Éramos 17 pessoas na mesa. Fiz pães e brindamos com vinho. Brincamos de escravos de Jó. Era aniversário da Andréia e o grupo de Duque de Caxias trouxe uma torta de chocolate.Vanda fez mousse de maracujá.No final, café com beijos. E agora , para o próximo encontro vamos ler Dois Irmãos do Milton Hatoum e o Poema Sujo do Ferreira Gullar. Será no dia 1 de outubro.

2 comentários:

  1. Roseana: ler sobre mais um maravilhoso encontro foi como estar aí....beijos de quem tb esteve aí,sobrevoando,a alma livre e feliz....

    ResponderExcluir
  2. Amo esses encontros... Que energia literária..Bjos a todos

    ResponderExcluir