sábado, 20 de agosto de 2011

HISTÓRIAS DA ADOLESCÊNCIA

Acabo de ler um livro maravilhoso, Histórias da Adolescência, de Eloísa Grossman, Cristiane Murad Tavares e Mariana Caroni, editado pela Garamond Universitária e Faperj. É um guia de livros e filmes para profissionais de saúde. A idéia é fantástica: a partir de um conto ou um filme, profissionais de saúde que atendem adolescentes, esta etapa tão difícil e preciosa da nossa existência, passam a abordar os casos que passam por suas mãos com um outro olhar, um olhar ampliado. A literatura é o meio mais seguro de se chegar ao núcleo da alma humana e seus complexos conflitos. Histórias podem nos abrir a porta para segredos inconfessáveis e dolorosos e nos ajudam a enfrentar a existência.Eloísa e suas colaboradoras fazem a resenha do livro ou do filme escolhido e nos contam casos concretos que passaram por suas mãos e que se encaixam perfeitamente na trama do filme ou do livro. Ao mesmo tempo nos ajudam a entender um pouco todo o turbilhão que representa a adolescência, suas paixões e riscos. Conhecí a Eloísa quando meu filho esteve internado no Hospital Pedro Ernesto . Ela é uma das fundadoras do Nesa, Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente e para minha surpresa, minha leitora! Cheia de vida e alegria, Eloísa me presenteou com seu livro e agora fiquei tão entusiasmada que sugerí a criação de um Clube de Leitura dirigido por ela, junto aos adolescentes e profissionais de saúde. Quem sabe o Clube já existe?

6 comentários:

  1. Roseana; já passei o nome do livro pra professora da Gralha azul que faz um belo trabalho com nossos adolescentes...tomar que ela possa comprá-lo...beijos gratos da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!
    Vou compartilhar seu post lá no facebook, no grupo Docência Poética. Espero que muitos grupos sejam criados para que jovens possam ouvir e ser ouvidos. Como eles precisam... Este semana aqui em minha cidade, uma menina, 19 anos, cometeu suicídio, entre vários outros fatores porque o namorado havia terminado com ela. E ai fiquei pensando...Há quanto tempo essa pequena estava sofrendo e não encontrou ninguém para compartilhar suas angústias. E ai hoje me deparo com seu post...Creio que são trabalhos como este que poderão fazer com que nossos jovens passem a enxergar de uma forma diferente o existir e fazer com que ele se torne um pouco melhor
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Maria Neuza e Vanessa: Eloisa me respondeu ao post contando que estava pensando em fazer uma biblioteca para os jovens do Núcleo de Adolescentes do Hospital Pedro Ernesto. Ele me disse que andava meio desaimada com os entraves burocráticos mas que meu post lhe deu alento. Enviei para ela os comentários de vocês e com certeza ela irá conseguir a biblioteca e você terão ajudado com os generosos comentários. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que bom Roseana.Espero que tudo dê certo! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Roseana: vc tem como conseguir o endereço pra compra desse livro? beijos animados.

    ResponderExcluir
  6. O telefone da editora é : 21 2504 9211 e o e-mail é: editora@garamond.com.br
    Imagino que eles enviem pelo correio.

    ResponderExcluir