quinta-feira, 4 de agosto de 2011

JARDINS

Recebo a nova edição do meu livro JARDINS, o livro mais bonito de todos os que já publiquei. A história do livro é interessante. Havia, já não sei mais em que ano, uma exposição dos Impressionistas no Rio de Janeiro. Pensei em fazer uns poemas e ilustrar com quadros dos Impressionistas. Fiz pequenos poemas e ofereci junto com a idéia para vários editores, ninguém aceitou. Joguei os poemas na gaveta onde dormiram por alguns anos. Um dia, viajando com Roger Mello para Cataguases, no carro fomos conversando sobre flores. Ele, de Brasília, me falou da sua paixão pelas flores do cerrado. Eu falei da minha paixão por toda e qualquer flor. Então contei dos poemas na gaveta e perguntei se ele não queria ilustrar. Ele se entusiasmou mas eu lhe pedi que buscasse a editora, pois já havia tentado várias sem sucesso. Enviei o original. Pouco tempo depois ele me telefonou e me disse que a Bia Hetzel estava entusiasmada com os poemas. Fui conhecer a Bia e nos reconhecemos. Temos duas grandes paixões em comum: gatos e natureza. O livro saiu pela Manati, a editora da Bia Hetzel e Silvia Negreiros, belíssimo, um livro de arte. Ganhamos com ele o Prêmio de Melhor Livro Infantil da Academia Brasileira de Letras em 2002.

Flores perfumadas de sol
e vento
semeadas pela mesa,
pela casa, pelos quatro
cantos do tempo.


in Jardins, ed. Manati

Um comentário:

  1. Jardins,mais um livro seu pra aumentar minha preciosa coleção...beijos admiradores e amigos.

    ResponderExcluir