sábado, 10 de setembro de 2011

ACASO

Por acaso, em 1994, sentei ao lado de um homem no Aeroporto do Galeão enquanto esperava uns amigos na sala de embarque , pois estava indo com um grupo para a Feira de Frankfurt. Conversamos. Ele era espanhol, jornalista e me disse que se eu fosse a Madrid passasse por seu jornal , o El País e levasse alguns livros . Fui a Madrid, levei alguns livros para o tal jornalista. Ele se apaixonou pela minha poesia. Começamos uma longa correspondência e nos casamos alguns anos depois. Com nosso casamento mudamos a vida de muita gente.
Por acaso comecei a escrever poesia para criança. Em 1979 meu filho queria ler meus poemas. Ele era criança e eu achava que meus poemas , densos, pessimistas, existenciais, não eram para ele. Brincando, comecei a escrever uns poemas bem leves e lúdicos. Juntei uns 20 poemas e mandei para a sua professora, ela se entusiasmou e me mandou um bilhete: _ " São lindos! Por que você não tenta publicar? "
Por acaso conhecí a Elvira Vigna, mulher de um colega de trabalho do meu ex marido. Ela escrevia e ilustrava para crianças. Mostrei meus poemas e ela adorou e pediu para ilustrá-los. Conseguimos uma editora, a Murinho e o livro saiu em dezembro de 1980. Fardo de Carinho foi a primeira pedra de uma longa estrada: não me deixaram mais parar.
Se eu tivesse entrado na sala de embarque alguns minutos depois, talvez o Juan não estivesse mais lá, ou alguns minutos antes. Talvez a cadeira ao seu lado estivesse ocupada.
Se meu filho de 7 anos não fosse um leitor e se interessasse pelo que eu escrevia, talvez nunca tivesse começado a escrever para criança.
O que é o acaso que rege as nossas vidas?
Ontem encomendei um livro do físico Leonard Mlodinow, " O andar do bêbado", ed. Zahar. Ele sustenta que toda a nossa vida é obra dos acasos, mas que temos que estar preparados para aproveitar as oportunidades que o acaso nos oferece.

10 comentários:

  1. Roseana: engraçado!Coisas assim me aconteceram recentemente e aí fico pensando na atração das energias do Universo.Seriam essas energias-imãs,o acaso? Beijos curiosos e amigos

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso, Roseana!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Telma, estou te esperando para conversarmos!

    ResponderExcluir
  4. Inicialmente não pensei em escrever nada, de tão impactante que foi esse seu post para mim, mas depois me lembrei de procurar entre os meus guardados algo que havia li sobre o acaso e serve para você com todo o carinho... quer dizer para todos nós.
    Aí vai:
    “O acaso não existe. Quando alguém encontra algo de que verdadeiramente necessita, não é o acaso que tal proporciona, mas a própria pessoa; seu próprio desejo e sua própria necessidade o conduzem a isso. (Demian)
    Hermann Hesse
    Parabéns pelo que escreveu hoje. Achei divino.
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Angela, Demian norteou minha juventude. Que bela lembrança!

    ResponderExcluir
  6. Que linda história... Minha grande história de amor também foi obra do acaso... li o que você escreveu, li o qua a Angela escreveu acima...é meio mágico.

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei MUITO, Roseana! Na verdade, estou vivendo um destes acasos. Ainda bem que eu aproveitei, né?

    Saudades,
    Malú.

    ResponderExcluir
  8. Claro, vamos todos agarrar o acaso quando aparece ao nosso lado.

    ResponderExcluir