segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PETRÓPOLIS

Amanhã estarei em Petrópolis para o II Encontro de Leitura. Vou conversar com 450 professores. Não sou pedagoga, mas me chamam para falar sobre educação. Peço licença e levo minha voz de poeta. É a poeta quem fala. É a mulher que anda pelo país, observa e pensa. Divido sempre com a platéia as minhas indagações, dúvidas, perplexidades.E levo a minha poesia e o retorno que recebo dos meus leitores.
Da minha escola , a da infância, não tenho boas lembranças. Era rígida e triste. Não podíamos criar, apenas obedecer. Nossa história de vida não existia. Éramos um uniforme, um nome na chamada e um rosto anônimo. Em muitas escolas encontro a minha escola da infância. Estas escolas não deveriam mais existir e se por acaso o professor se encontra com uma instituição assim , cabe a ele a tentativa de libertá-la, como se abre a porta de uma gaiola para que o pássaro possa enfim voar.

LÁGRIMA

Ânforas esquecidas ao relento,
ao longo do tempo,
a as histórias acumuladas
em suas bordas, transbordam
quando uma lágrima, em algum lugar
do mundo, fala mais que todos os alfabetos.

in Poemas para ler na escola, ed. Objetiva

Silvane, minha amiga da E.M Herman Muller leu o blog e me enviou o texto que acrescento:

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas“
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.(Rubem Alves)


Fico tão feliz em saber que Petrópolis irá te receber... torço para que os professores estejam abertos a ponto de beber da tua poesia e de transformá-la em ÁRVORE nas suas escolas.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário