terça-feira, 20 de setembro de 2011

VISITA DIFÍCIL

Ano passado tive um câncer de mama e superei bastante bem o susto e o que veio depois. Tomo um remédio que é supressor de hormônios e que às vezes produz alguns indesejáveis efeitos colaterais, por exemplo aumento de peso. Decidí perder peso e entrei numa alimentação bastante restrita e como adoro fazer lista, passei bastante tempo fazendo uma lista de tudo o que comia durante o dia. Perdi 6 quilos em oito meses. O remédio também aumenta muito o risco de osteoporose , então aumentei os exercícios e acrescentei uma bicicleta ergométrica todos os dias. Está tudo ótimo, torci o vento contrário ao meu favor. Faço meditação todos os dias. Mas ontem fui ao oncologista. Aparentemente estava calma e sem medo. Ele confirmou que está tudo bem e só preciso refazer os exames em fevereiro. Mas quando saí, desmontei. Sentia um cansaço maior do que o mundo e queria me esconder em alguma caverna em posição fetal. Quando cheguei em casa, em Saquarema, Juan Arias, meu marido, dava uma entrevista para a TV Brasil que vai ao ar hoje às 10hs da noite.Veio uma equipe até aqui para entrevistá-lo. Afinal, os organizadores da manifestação de hoje na Cinelândia afirmaram ontem que o movimento começou com o artigo do Juan "Por que os brasileiros não reagem?"
Então penso na nossa imensa responsabilidade quando escrevemos um artigo ou um poema.
Uma jovem me escreve que é minha leitora desde os 7 anos e que vai fazer 23 e que o seu presente de aniversário será vir ao nosso Clube de Leitura. Um menino de 9 anos me escreve dizendo que leu meu livro "Receitas de Olhar" e que mandei muito bem.
Não posso então ficar encolhida na caverna.

5 comentários:

  1. Sei exatamente o que vc sentiu, Roseana...

    Descobri que estava com cancer no ano passado tambem, aos 20 e poucos anos de idade, ao retornar de lua-de-mel.

    Estava tão feliz e de repente o mundo parecia desabar!

    Fiz cirurgia há seis meses e cada revisão é uma mistura de medo e apreensão.

    Mas escutar das pessoas que convivem com a gente que a nossa existência faz diferença pra elas e que as influenciamos positivamente é um estímulo a mais para prosseguir! Descobrimos que o mundo desaba mesmo é quando desistimos de viver e de lutar.

    Então vamos viver e continuar lutando!

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Roseana: meu abraço de apoio..que bom que vc emagreceu e está fazendo exercícios..que bom que os exames disseram que tudo está bem.Voltar à caverna é normal também..lá é que restauramos nosso espírito de luta e amor à Vida.Beijos solidários.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, minhas duas amigas lindas!!! Minha estadia na caverna dura sempre muito pouco. Sou lunar e solar ao mesmo tempo. Milhões de beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Roseana,

    O mundo precisa de pessoas iluminadas como você, da força de sua poesia e da sinceridade de sua beleza! Mas a vida nos prega vez em quando algumas peças e eu, que vivo também impregnada de fantasia, acho que é sempre pra testar nossa capacidade de, como você, diz, entortar o vento contrário a nosso favor! Super beijo pra você!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra, obrigada pela mensagem tão maravilhosa!!!

    ResponderExcluir