quinta-feira, 20 de outubro de 2011

JOÃO NEIVA

Estou saindo agora para o Rio, vou dormir na casa do meu irmão onde me recebem como rainha e amanhã bem cedinho vou para Vitória e depois para João Neiva.Tenho um encontro com professores.
Recebo de Silvane, a Diretora da E.M.Herman Muller, em Joinville um artigo que saiu no jornal A Notícia:

20 de outubro de 2011.
NOME DE FLOR
Uma hemerocale em homenagem à poetisa
Flor desenvolvida em Joinville vai levar o nome da escritora Roseana Murray.
As pétalas são vermelhas, em um tom aproximado ao cor-de-rosa. O amarelo também chama a atenção, junto ao verde do caule. A hemerocale é do jeito que a poetisa carioca Roseana Murray, de 61 anos, gosta. Colorida e apaixonante, assim como suas poesias. A flor criada em Joinville ganhará o nome da escritora que já possui 60 títulos publicados. A homenagem partiu de um grupo de crianças do bairro Pirabeiraba. A homenagem será no dia 15 de novembro.

Por enquanto, um jardim encantado, com poemas da autora está na Escola Hermann Müller, de Pirabeiraba. O espaço cultivado na unidade tem como objetivo educar as crianças por meio da natureza. Com sementinhas que eles trazem de casa e que eles mesmos plantam, os alunos descobrem os nomes das plantas, aprendem a ler e a preservar o meio ambiente. Para dar um toque ainda mais lúdico, a diretora da escola, a pedagoga Silvane Aparecida da Silva, coloca poesias e poemas em placas espalhadas pelo jardim.

No ano passado, a escritora esteve em Joinville para participar do evento que a escola realiza todo ano: o Café, Flor e Poesia. Ao escutar as crianças recitarem seus poemas, em frente ao “jardim encantado”, Roseana não conteve as lágrimas. “Toda minha estadia (em Joinville) esteve embrulhada em cheiro de bosque”, comentou a escritora em seu blog. A ligação entre ela e a escola, este ano, ficou ainda maior.

“Todos os anos, a empresa Agrícola da Ilha, que desenvolve flores em Joinville, cria uma hemerocale e homenageia com o nome de uma pessoa. Convidamos os responsáveis para escutar um pouco da poesia na voz das crianças. E sugerimos que eles homenageassem Roseana Murray”, explicou a diretora Silvane. A ideia, para felicidade das crianças, foi prontamente atendida pela Agrícola da Ilha. A escritora virou uma bela flor.

Neste ano, a planta ainda não floriu. Ela revelará suas pétalas e suas cores somente no final do mês. O auge da floração será em novembro, quando a própria Roseana estará em Joinville para receber a homenagem. “Acaba de me acontecer uma coisa extraordinária: em novembro, serei transformada em flor, mais precisamente uma hemerocale, um daqueles maravilhosos lírios coloridos”, comentou a escritora, quando recebeu a notícia.

2 comentários:

  1. Roseana: que delícia vc poder tocar e cheirar a flor que leva seu nome..depois nos mostre uma foto desse acontecimento maravilhos!Beijos tietes.

    ResponderExcluir