terça-feira, 22 de novembro de 2011

CAÓ E O JIPE

Conhecí Caó Cruz Alves na casa da Verbena , em Ipitangas, na Bahia. Ele me contou que era cartunista e me trouxe seus trabalhos. Caó tinha um jipe bem velho e no lugar das chaves havia um palito de sorvete. A história já estava pronta, era só escrever. Fiz o texto Carona no Jipe que primeiro foi publicada pela extinta editora Memórias Futuras.As crianças tinham adoração pelos desenhos do Caó. Conhecí criança que dormia com o livro debaixo do travesseiro! Quando a Memórias fechou, o livro ficou adormecido por um tempo. Então a Moderna fez a reedição com a Helena Alexandrino. Caó ficou triste e a partir da sua decepção fui dando vários livros para que ele ilustrasse, pois adoro os seus desenhos. Ele é engraçado e lírico ao mesmo tempo.Nossas novidades são Luna, Merlin e Outros habitantes, ed. Miguilim , que acaba de sair e O Circo, ed. Paulus, ainda com cheiro de tinta.
Lirismo,poesia e humor são ingredientes fundamentais para que a vida seja sempre surpresa. Caó estará esta semana num Festival de desenhos animados em Niterói. Seus desenhos são sempre premiados. Talvez, diz ele, consiga vir até Saquarema nos visitar. E quem sabe deste encontro aconteça um livro sobre os jabutís do nosso jardim.

2 comentários:

  1. Roseana: adoro Caó e suas ilustrações,que enriquecem os seus livros.Que bom que vc colocou a foto da sua hemerocallis Roseana Murray: ela é linda e delicada,como vc!beijos amigos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Neuza, que bom que voc~e me pediu e eu coloquei, fiz até uma página para ela no meu site.Beijos.

    ResponderExcluir