sábado, 12 de novembro de 2011

CATAGUASES E ELISA LUCINDA

Na primeira vez que fui a Cataguases em 2000, fui com o Roger Mello e a viagem se transformou no livro Jardins da ed. Manati.
Desta vez eu dividia a viagem com a poeta e atriz Elisa Lucinda e de surpresa em surpresa, de fruta em fruta, Elisa se revelou para mim como uma das pessoas mais fantásticas , extraordinárias que já conhecí. Elisa é um jorro de lava, um terremoto e ao entrar no carro que me buscava na casa do meu irmão, ela falava com alguém ao telefone e ao mesmo tempo descascava uma maçã. "Preciso emagrecer, ela me dizia, para um filme." E da sua cesta iam saindo bananas e damascos que trouxe do Líbano com uma embalagem linda, escrita em árabe. E comendo frutas e dividindo idéias, fomos nos descobrindo como uma lingua estrangeira que a gente não sabia que falava. Eram tantas as coincidências que não podíamos acreditar e a viagem de 4 horas passou num átimo.
Ficamos no Hotel Cataguases projetado pelo grande mestre Niemeyer e meu encontro com as crianças não foi fácil, pois o espaço era exíguo, não havia microfone e fazia muito calor. Eram 130 crianças e a Globo gravando e atrapalhando! mas a poesia faz os seus milagres. Uma turma da Faculdade de Pedagogia foi me ver e depois fui para a piscina do hotel. Em cada viagem tenho que comprar um maiô, sempre me esqueço de colocar na mala. E a água ajuda a relaxar a musculatura, é dádiva.
À noite fui ver o espetáculo da Elisa "Não Falem mal da Rotina" e nunca ri e me emocionei tanto ao mesmo tempo! Elisa no palco é indescritível. Ela destrói tudo o que temos bem construidinho nas nossas mentes. É imperdível, espetacular. Sua poesia é bela , torrencial e generosa e a generosidade é uma das grandes qualidades da poesia.
Na volta ri tanto que fiquei leve como bolha de sabão. Elisa é única. Para dias difíceis, mal humor, amargura, recomendo. Ela tranforma a atmosfera à sua volta em turbilhão de poesia.

3 comentários:

  1. Roseana: que inveja-branca de vc!Amo Elisa Lucinda: tenho todos os livros dela ,inclusive esse último que virou peça.Que bom que duas maravilhosas pessoas se encontraram e se curtiram....beijos felizes.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, farei chegar o teu comentário até a Elisa. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eliza!!!! rsrs Aprendi muito com ela sobre poesia... em um livro que li escrito/conversado por ela e Rubens... Desde então não deixo de procurar notícas sobre suas poesias... Realmente Roseana ela é fantástica... E o espetáculo Não fale mal da Rotina é grandioso...Vi alguns trexhos e fiquei com alga na boca... Estou esperando o final do ano, quando cessarão as atividades na escola para me inscreve em um curso lá na Casa de Poesia... Estou ansiosa para aprender mais um pouquinho!!!
    abraço grande!!!

    Ah, o livro tu ja deves conhecer o nome dele é A poesia do Encontro... Uma linda conversa entre estes dis autores fantásticos!! =)
    Quando terminei de ler o livro deixei uma indicação no blog Educação em Foco, lá tem um vídeo com partes da conversa do livro, pois a mesma foi gravada. Se quiser conhecer http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com/2011/07/retornando-poesia.html

    Abraços a você pelo belo post e à Lucinda por ser tão encantadora!!! Abraços!

    ResponderExcluir