domingo, 20 de novembro de 2011

MUSEU DA MEMÓRIA

Silvane, a diretora da E.M.Hermann Muller, em Joinville, me conta: ela quer comprar um terreno atrás da escola para construir um Museu da Memória da comunidade que vive neste local e uma Casa da Leitura. A sua Sala de Leitura já está pequena. O terreno é belíssimo e este é um sonho bom de sonhar. Sugerí que ela fizesse uma ação entre amigos para arrecadar o dinheiro e acho que vai dar certo. Resgatar a memória dos avós e com a memória deles, a dos bisavós, é uma idéia belíssima. Quem sabe se chega a um documentário feito pelas próprias crianças. A comunidade tem muitas histórias para contar, seria um Museu de Histórias.

Sandra, a Diretora da E.M Castelo Branco, aqui de Saquarema, me agradece a força, a força das minhas palavras. Sandra, com o coral Escola Que Canta, nos ensina que com afinco se constrói o impossível e a criança artista está muito mais aberta para o aprendizado de qualquer matéria.

A E.M.Eugênio Klug também em Joinville fez com as crianças um lindo Juramento do Rio. As crianças criaram um amuleto em sala de aula e numa cerimônia junto ao rio que corre atrás da escola se comprometeram a usar o amuleto como sómbolo do rio e a cuidar de suas águas e de tudo o que é vivo.

Daqui do meu estúdio veja o jardim do alto: está todo florido, uma verdadeira maravilha. Vamos copiar a E.M.Hermann Muller e fazer também um Condomínio de Passarinhos, acho que seria uma boa idéia espalhar poemas pelo jardim.

4 comentários:

  1. Que boa idéia Roseana... Espalhar poemas pelo jardim... Está ai o meu projeto para o próximo ano... Não sei ainda quem serão meus alunos, que idade terão... Mas seguirei poemando pelo jardim da escola onde estiver... A poesia tem dado certo em minhas aulas... Cativou alguns pequenos e creio que cativará muitos outros... Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudade, minha querida amiga!

    Tudo bem com você? Espero que sim!

    Seu aniversário chegando!!! E da sua Sala de Leitura também!! Teremos uma culminância de leitura no dia 30/11,não será um evento grandioso, mas estamos preparando com muito carinho, já pra comemorar o primeiro ano da SALA DE LEITURA ROSEANA MURRAY!! Virá um Caminhão de Leitura, que roda as escolas...(como o tempo voa!!!)

    * Suas cartinhas (aquelas que você pediu aos alunos para escreverem sobre o passeio a Saquarema) já estão na minha mesa, em breve mando pelo correio.

    Milhões de beijos.
    Lourdes - E M Pedro Paulo da Silva

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, adoraria ir, mas estarei voltando de S.Luis dia 29 e meu corpo não aguenta o tranco! mandarei alguns livros pelo correio. Aguardo as cartas lembrando que viajarei dia 12 e só voltarei dia 28, ficarei isolada na minha casinha dentro da mata.
    Vanessa, faça os poemas com plaquinhas de madeira e os meninos podem escrever e desenhar nas placas. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica!!! Farei sim!!! E quando estiverem prontos te mostro os resultados! Abraços!!!!

    ResponderExcluir