sábado, 31 de dezembro de 2011

O ÙLTIMO DIA DO ANO

No último dia do ano convém pronunciar todas as palavras belas, sussurá-las, soprá-las ao vento, semeá-las.
Dizem os astrônomos que há um cometa visível no céu. Não o vejo, mas com a notícia,o céu fica mais belo no último dia do ano .
O primeiro lírio dos que trouxe de Joinville floresceu no nosso jardim.
E o primeiro girassol, que plantamos para iluminar dezembro.
O primeiro miquinho veio nos visitar, depois de 10 anos morando aqui, foi a primeira vez.
E bem cedo, às 5:30hs da manhã, havia um filhotinho de gambá pendurado no coqueiro.
Leio um livro delicioso sobre trens: A Morena da Estação, de Ignacio Loyola Brandão, ed. Moderna.. Excelente para este último dia de 2011 pois os trens nos ajudam a sonhar.
O último dia do ano é lindo em Saquarema. Não vieram os amigos, mas estão todos aqui, percorrendo a casa, num ir e vir contínuo. Amigos que moram longe, em outros estados, em outros países, amigos que já se foram, moram em outros planetas. Minha mãe e meu pai, jovens e apaixonados, na linda foto emoldurada com conchas, me sorriem de muito longe no tempo. Meus filhos , que não estão aqui, meu neto Luis, minha irmã, meu novo cunhado, minha sobrinha Julia, não estão estão aqui, mas sim, estão.
Para todos o meu amor tão imenso que quase não cabe em meu corpo pequeno.
E que todos os dias , para sempre, sejam sempre o primeiro dia.

7 comentários:

  1. Nossa... Roseana eu até chorei um pouquinho diante de tanta beleza em seu escrito neste último dia de 2011.
    Uma coisa me veio com muita saudade. Além da importância dos bondes na minha vida, os trens, também tiveram o seu lugar. A minha mãe era funcionária da Rede Ferroviária e da Central do Brasil. Ela andava de trem todos os dias e conhecia tudo deles, pois era secretária da engenharia. Ela tinha passe grátis, bem como todos os que trabalhavam lá. Ela adorava e eu pequena tinha pavor do trem direto, pois o mesmo corria muito e só parava, se não me engano, em duas estações. Mas mesmo assim foi um tempo muito bom.
    Obrigada por escrever tão lindo sobre esse final de ano.
    FELIZ 2012 para você, para o Juan, para Vanda e Samuel e para todos os seres vivos que habitam essa casa maravilhosa
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Roseana, o último dia do ano foi aquele em que tive coragem de me manifestar aqui em seu blog...
    De minha admiração, meus alunos poderiam falar melhor, tanto a conhecem por meio de seus poemas, a eles oferecidos com a alegria de quem mostra algo que faz sorrir a alma!
    Não conheço a região da serra onde fica sua bucólica casinha, mas, Saquarema, onde morei (lá longe no tempo - em 1980), também me parece tão linda e mágica quanto a sua poesia. Ainda me lembro com clareza das cores do sol, do céu e do mar ao crepúsculo.
    E, por fim, me apropriando de um termo que acabei de ler no blog de Afonso Romano de Sant'anna, gostaria de desejar que você continuasse "escrevivendo" lindamente neste ano que se aproxima, para tornar este mundo cada vez mais belo e mais humano!

    ResponderExcluir
  3. Roseana: somos a soma de tantas pessoas ,que vivem dentro da gente,não é? Suas palavras me dão essa certeza:não morrem nunca aqueles que vivem dentro dos entes queridos ... um ano novo de paz e amor,sonhos sempre......beijos esperençosos e amigos.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu também quase choro agora com as minhas leitora.
    Angela: por favor, compre o livro, A Morena Da Estação, ed. Moderna, Ignacio de Loyola Brandão. Você vai enlouquecer!!! Obrigada pelo carinho sempre.
    Aletheya, que nome lindo, obrigada por me contar, agradeço tanto!
    E Maria neuza, sinceramente, você tem que voltar aqui em 2012!
    Milhões de beijos para as três.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia encontrar seu blog cheio de ternura, afeto, amizade e esperança. FELIZ 2012 pra voce e os seus!!!
    Roseana como faço pra participar do clube de leitura da Casa Amarela?? já comprei o livro de Saramago e estou lendo, você falou em uma pousada perto de sua casa como entrar em contato? meu email é mariahmel@hotmail.com Pretendo me organizar para estar em 2012 no primeiro encontro.. Beijos, desejo Lindas e boas leituras no Ano que se inicia.

    ResponderExcluir
  6. Ah!! meu nome é Maristela Melo e estou morando em Maringá..

    ResponderExcluir
  7. Maristela, a Pousada é realmente do lado da minha casa. Na verdade é como se fosse uma estalagem, mas os donos são maravilhosos: o telefone é 22 26511212.O nome é Farol de Saquarema, você pode olhar na internet.
    Há também uma Pousada mais completa em Itaúna que recomendo: Espuma da Praia. O telefone é 22 26512848. As duas são na frente do mar. Te enviarei meu endereço. Maringá onde ?

    ResponderExcluir