sábado, 21 de janeiro de 2012

SOL

Hoje vimos o sol nascer às 6:20hs. Um pouco antes o céu era uma aquarela em todos os tons de rosa e amarelo. O mar entre dourado, vermelho e azul. Instantes fugazes como poeira mágica, como são todos os instantes.
O dicionário me diz que a palavra persuasão é o ato ou efeito de persuadir, certeza fortemente estabelecida, convicção.
Leio em "Danúbio" de Claudio Magris:

A persuasão, escreveu, Michelstaedter, é a posse presente da própria vida e da própria pessoa, a capacidade de viver até o fundo o instante sem a obsessão frnética de queimá-lo rapidamente, de valer-se dele e usá-lo com vistas a um futuro que deveria chegar o mais rápido possível e consequentemente de destruí-lo à espera de que a vida, toda a vida, passe rapidamente. Quem não está persuadido consome a própria pessoa na espera de um resultado que sempre está por vir, que não é nunca. A vida como carência, continuamente aniquilada na esperança de que a difícil hora atual já tenha passado, para que tenha cessado a gripe, esteja superado o exame, seja celebrado o casamento ou registrado o divórcio, tenha acabado um trabalho, tenham chegado as férias e o laudo médico. Espera esperando/ que chegue a hora/ de ir-se embora/ para não mais esperar.

in Danúbio, Claudio Magris, Cia de Bolso.

Assim , penetro profundamente no instante, mergulho em seu vórtice e arranho o sol com as mãos.

4 comentários:

  1. Iara, quanto tempo!!! Que frio deve estar aí...

    ResponderExcluir
  2. Roseana;olha eu aqui,junto com minha norinha linda..rsrs...em Lyon faz um frio cortante,aqui temos sol e calor...estamos vivos e celebramos.Beijos celebrantes e amigos.

    ResponderExcluir
  3. Maria Neuza, sim, há que celebrar MUITO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir